Alfa Romeo 156 Sportwagon 2.0 TS Lujo · 155 CV (2000)

2000
Gasolina
FWD
Manual 5v
Alfa Romeo 156 - Vista 1
Alfa Romeo 156 - Vista 2
Alfa Romeo 156 - Vista 3
Alfa Romeo 156 - Vista 4

Especificaciones y análisis del Alfa Romeo 156

Potência

155CV

Torque

187Nm

Consumo

8.8l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

8.8s

Vel. Máx.

216km/h

Peso

1300kg

Preço

25,062

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Manual 5v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

360 L

Tanque

63 L

Potência

114 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima155 CV / 114 kW
Torque máximo187 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoManual 5v

Capacidades

Tanque63 L
Porta-malas360 L

Análise detalhada do Alfa Romeo 156 Sportwagon 2.0 TS Lujo · 155 CV (2000)

Descrição geral

O Alfa Romeo 156 Sportwagon não é uma carrinha qualquer; é a materialização do 'cuore sportivo' italiano num formato familiar. Lançado no ano 2000, este carro quebrou moldes ao demonstrar que a praticidade não tem de estar em conflito com a paixão e a beleza. Com o lendário motor 2.0 Twin Spark sob o capô, o 156 Sportwagon apresentou-se como uma declaração de intenções: um veículo para o dia-a-dia capaz de arrepiar a pele em cada viagem.

Experiência de condução

Conduzir o 156 Sportwagon 2.0 TS é uma experiência visceral. Os seus 155 cavalos de potência são entregues com um vigor e uma musicalidade que só um motor Alfa Romeo sabe oferecer, pedindo para ser levado até às 6.400 rotações. A caixa de velocidades manual de cinco velocidades é precisa e conecta-o diretamente com a mecânica. Graças a um chassis excecional, com uma sofisticada suspensão dianteira de paralelogramo deformável, o carro entra nas curvas com uma agilidade e uma confiança impróprias de um familiar. Não é apenas rápido, com um 0 a 100 em 8.8 segundos; é um carro que comunica, que o faz sentir parte da estrada e o recompensa com pura alegria ao volante.

Design e estética

A obra-prima de Walter de Silva. O design do Alfa Romeo 156 Sportwagon é intemporal e emocionante. Consegue a proeza de ser uma carrinha com a alma e as proporções de um coupé. Os puxadores das portas traseiras ocultos no pilar C criam a ilusão de três portas, enquanto a frente, com o 'scudetto' esculpido diretamente no para-choques, é pura agressividade e elegância. Cada linha flui com um propósito, criando uma silhueta que, mesmo décadas depois, continua a virar cabeças e a despertar suspiros. É um objeto de desejo, um carro que se compra tanto pela sua beleza como pela sua função.

Tecnologia e características

A tecnologia do 156 estava ao serviço da condução. O coração de tudo é o motor Twin Spark, com o seu sistema de dupla vela por cilindro e admissão variável, uma solução engenhosa para otimizar o desempenho e a eficiência em toda a gama de rotações. Mas a verdadeira joia da engenharia esconde-se no seu chassis. A suspensão dianteira de quadrilátero alto era uma solução derivada da competição, muito avançada para um carro de tração dianteira do seu segmento, e a chave para o seu comportamento dinâmico superlativo. Mais do que em ecrãs ou assistências, a sua tecnologia residia na pureza mecânica e na busca da conexão perfeita entre homem e máquina.

Concorrência

Num mercado dominado pela sobriedade alemã dos BMW Série 3 Touring, Audi A4 Avant e Mercedes-Benz Classe C Estate, o Alfa Romeo 156 Sportwagon surgiu como uma lufada de ar fresco e passional. Enquanto os seus rivais apostavam na perfeição funcional e na qualidade percebida, o Alfa oferecia uma alma, um design que apaixonava e uma experiência de condução muito mais envolvente e emocionante. Era a alternativa para quem valorizava o estilo e o prazer acima da máxima capacidade de carga ou do pragmatismo germânico.

Conclusão

O Alfa Romeo 156 Sportwagon 2.0 TS é muito mais do que um simples carro familiar; é um ícone, um hino à beleza e à desportividade italiana. Representa uma época em que um carro podia ser prático sem sacrificar um pingo do seu caráter e da sua capacidade de emocionar. É uma escolha feita com o coração, um futuro clássico que recompensa o seu dono com sensações autênticas cada vez que se senta ao volante. Um lembrete de que a vida é demasiado curta para conduzir carros aborrecidos.