Alfa Romeo 166 3.0 V6 24v Sportronic · 220 CV (2002-2003)

1999
Gasolina
FWD
Automático 4v
Alfa Romeo 166 - Vista 1
Alfa Romeo 166 - Vista 2
Alfa Romeo 166 - Vista 3
Alfa Romeo 166 - Vista 4

Especificaciones y análisis del Alfa Romeo 166

Potência

220CV

Torque

265Nm

Consumo

13l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

8.6s

Vel. Máx.

236km/h

Peso

1625kg

Preço

41,025

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Automático 4v

Tração

FWD

Lugares

5 / 4 portas

Porta-malas

490 L

Tanque

72 L

Potência

162 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima220 CV / 162 kW
Torque máximo265 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoAutomático 4v

Capacidades

Tanque72 L
Porta-malas490 L

Análise detalhada do Alfa Romeo 166 3.0 V6 24v Sportronic · 220 CV (2002-2003)

Descrição geral

O Alfa Romeo 166 foi o carro-chefe da marca milanesa no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Uma berlina executiva que não procurava imitar os seus rivais alemães, mas sim oferecer uma alternativa com um profundo sabor italiano. Esta versão, equipada com o lendário motor 3.0 V6 'Busso' e a caixa de velocidades automática Sportronic, representava o auge do conforto e do desempenho, um canto do cisne para uma era de motores de aspiração natural cheios de caráter e alma.

Experiência de condução

Conduzir este 166 é uma experiência que embriaga os sentidos. O protagonista absoluto é o motor V6 Busso. O seu som é uma melodia mecânica, um uivo viciante que te incita a explorar a zona alta do conta-rotações. A entrega de potência dos seus 220 CV é linear e contundente, empurrando com uma nobreza que já não se encontra. Apesar de ser um tração dianteira, o seu sofisticado chassis de paralelogramo deformável em ambos os eixos confere-lhe uma estabilidade e agilidade surpreendentes para o seu tamanho. Não é o mais rápido, mas cada quilómetro parece uma ocasião especial, uma ligação pura entre homem e máquina.

Design e estética

O design do Alfa Romeo 166, obra de Walter de Silva, é pura audácia e elegância italiana. A sua frente, com aqueles faróis minúsculos e baixos, foi controversa mas deu-lhe uma personalidade inconfundível, um olhar penetrante que o distinguia de qualquer outro carro na estrada. A linha lateral é fluida e aerodinâmica, culminando numa traseira limpa e bem proporcionada. É uma escultura em movimento, um carro que não envelhece, mas amadurece, demonstrando que o verdadeiro estilo é intemporal e sempre evocará uma emoção.

Tecnologia e características

Sob a sua pele de design, o 166 escondia soluções de engenharia avançadas para a sua época. O esquema de suspensões de paralelogramo deformável em ambos os eixos era mais típico de carros de competição do que de uma berlina de tração dianteira, procurando a máxima eficácia dinâmica. O motor V6, construído inteiramente em alumínio e com 24 válvulas, era uma joia da engenharia. A caixa Sportronic de 4 velocidades, embora não fosse a mais rápida, oferecia um modo sequencial para um maior controlo e procurava um equilíbrio entre conforto de condução e desportividade, encapsulando o espírito de um grande turismo italiano.

Concorrência

No exigente segmento das berlinas executivas, o Alfa 166 enfrentou titãs como o BMW Série 5 E39, o Mercedes-Benz Classe E W210 e o Audi A6. Enquanto os seus concorrentes alemães apostavam na sobriedade, na perfeição tecnológica e numa qualidade de construção quase obsessiva, o Alfa Romeo jogava noutra liga: a da paixão. Era a escolha do coração, para quem procurava diferenciar-se com um design espetacular e uma experiência de condução mais visceral e emocionante.

Conclusão

O Alfa Romeo 166 3.0 V6 Sportronic é muito mais do que uma berlina de luxo. É um testemunho rolante de uma filosofia, a do 'cuore sportivo'. Um carro para conhecedores, para aqueles que apreciam o rugido de um bom motor a gasolina, a beleza de umas linhas arrojadas e a sensação de conduzir algo especial. Não é um carro perfeito, mas as suas imperfeições fazem parte do seu encanto. Hoje é um clássico moderno que oferece sensações puras e um estilo inigualável a um preço que não reflete a torrente de emoções que é capaz de entregar.