Especificaciones y análisis del Alfa Romeo GTV
Potência
165CV
Torque
206Nm
Consumo
9.2l/100
Emissões
-g/km
0-100 km/h
-s
Vel. Máx.
220km/h
Peso
1445kg
Preço
27,607€
Resumo técnico
Gasolina
Manual 5v
FWD
4 / 2 portas
155 L
70 L
121 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Alfa Romeo GTV 2.0 JTS · 165 CV (2003-2006)
Descrição geral
O Alfa Romeo GTV 2.0 JTS de 2003 não é apenas um carro, é uma declaração de princípios. Representa a atualização de um ícone, uma máquina que apela diretamente ao 'cuore sportivo'. Numa era de designs cada vez mais homogéneos, este coupé italiano surgiu como uma lufada de ar fresco e paixão, mantendo viva a chama de uma herança lendária com um caráter inconfundível.
Experiência de condução
Assumir o volante do GTV é um ritual. O motor 2.0 JTS de 165 CV, embora não tenha o rugido do V6 Busso, oferece uma resposta enérgica e um som evocativo que te incita a explorar a zona alta do conta-rotações. A direção hidráulica, precisa e comunicativa, conecta-te diretamente com o asfalto, enquanto o chassis, com a sua sofisticada suspensão traseira multilink, desenha as curvas com uma agilidade surpreendente para um tração dianteira. Cada mudança da caixa manual de cinco velocidades é uma interação mecânica pura, uma experiência de condução autêntica e cada vez mais difícil de encontrar.
Design e estética
A obra da Pininfarina, atualizada pelo Centro Stile Alfa Romeo, é uma escultura em movimento. A sua silhueta afiada em forma de cunha, a traseira truncada e essa linha de cintura ascendente criam um dramatismo visual que continua a virar cabeças. A frente, com o 'scudetto' maior desta versão, confere-lhe um olhar agressivo e magnético. No interior, o ambiente é íntimo e desportivo; um cockpit orientado para o condutor com os clássicos mostradores embutidos no painel de instrumentos que te fazem sentir o centro da ação. É um design que não entende de indiferença: ou o amas ou não o compreendes.
Tecnologia e características
O coração tecnológico deste modelo é o seu motor 2.0 JTS (Jet Thrust Stoichiometric), um dos primeiros motores a gasolina com injeção direta da marca. Esta tecnologia visava otimizar o desempenho e a eficiência, entregando 165 CV e um binário de 206 Nm. No entanto, a verdadeira magia reside no seu chassis. A suspensão traseira do tipo multilink era uma solução avançada e dispendiosa para a época, fundamental para dotar o GTV de um comportamento dinâmico excecional que desafiava as convenções dos coupés de tração dianteira.
Concorrência
Na sua época, o GTV 2.0 JTS enfrentou rivais com filosofias muito distintas. O Peugeot 406 Coupé, também da Pininfarina, oferecia uma elegância mais burguesa e confortável. O Fiat Coupé representava a audácia e a potência bruta na sua versão Turbo. Outros como o Toyota Celica ou o Hyundai Coupé jogavam numa liga mais pragmática. No entanto, nenhum conseguia igualar a combinação de história, estilo apaixonado e caráter puramente italiano do Alfa, que sempre foi uma escolha para quem procurava sentir algo mais do que uma simples deslocação.
Conclusão
O Alfa Romeo GTV 2.0 JTS é muito mais do que a soma das suas partes. É um carro que se compra com o coração e se desfruta com os cinco sentidos. Os seus defeitos práticos, como uma bagageira testimonial ou lugares traseiros simbólicos, desvanecem-se perante a avassaladora beleza do seu design e o puro prazer da sua condução. É um futuro clássico, um pedaço da história automóvel italiana que recompensa o seu dono com uma experiência inesquecível cada vez que se roda a chave.




