Especificaciones y análisis del Alfa Romeo Junior
Potência
156CV
Torque
260Nm
Consumo
15.5l/100
Emissões
-g/km
0-100 km/h
9s
Vel. Máx.
150km/h
Peso
1620kg
Preço
38,500€
Resumo técnico
Eléctrico
Automático 1v
FWD
5 / 5 portas
400 L
- L
115 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Alfa Romeo Junior Elettrica 115 kW (156 CV) 54 kWh · 156 CV (2024)
Descrição geral
O Alfa Romeo Junior Elettrica marca um antes e um depois na história da marca do 'Biscione'. É a audaciosa incursão da Alfa Romeo no competitivo segmento dos B-SUV elétricos, um veículo que nasce com a imensa responsabilidade de fundir mais de um século de herança desportiva com as exigências da mobilidade do futuro. Com os seus 156 cavalos de potência e uma bateria de 54 kWh, este Junior não é apenas um carro, é uma declaração de intenções: a paixão pela condução e pelo design italiano podem e devem ter um futuro elétrico.
Experiência de condução
Assumir o volante do Junior Elettrica é experimentar uma dualidade fascinante. Por um lado, a entrega instantânea de binário de 260 Nm cola-nos ao assento com uma suavidade e um silêncio que redefinem o conceito de desportividade urbana. Embora o seu 0 a 100 km/h em 9 segundos não quebre recordes, a agilidade e a resposta imediata do acelerador transmitem uma vivacidade constante. A Alfa Romeo trabalhou o chassis para que cada curva seja especial, procurando esse 'cuore sportivo' na direção precisa e numa suspensão que prioriza o dinamismo. É uma nova forma de sentir um Alfa, uma emoção mais refinada e tecnológica, mas inegavelmente viciante.
Design e estética
Visualmente, o Junior é pura emoção e controvérsia, um autêntico Alfa Romeo. A sua carroçaria compacta de 4,17 metros é esculpida com linhas musculosas e sensuais. A frente reinterpreta o icónico 'Scudetto', enquanto a traseira, com o seu design de 'coda tronca' ou cauda cortada, é uma referência direta aos lendários desportivos da marca. No interior, o ambiente é um cockpit projetado para o condutor. O painel de instrumentos 'Cannocchiale' e o ecrã central orientado para quem conduz criam uma atmosfera íntima e desportiva, um espaço onde a beleza das formas nos envolve e convida a conduzir.
Tecnologia e características
Sob a sua pele italiana bate um coração tecnológico de última geração. A bateria de 50.8 kWh úteis promete uma autonomia de até 398 quilómetros, um número que proporciona tranquilidade para o dia a dia e para escapadelas de fim de semana. A sua capacidade de carregamento rápido de 100 kW em corrente contínua é um grande aliado, permitindo recuperar de 10 a 80% da energia em apenas 30 minutos. No interior, o protagonismo é das duas telas de 10,25 polegadas que compõem um ambiente digital moderno e intuitivo, sem perder a essência desportiva. Com a etiqueta '0 emissões', o Junior não é apenas um carro avançado, mas também uma ferramenta inteligente para a cidade moderna.
Concorrência
O Alfa Romeo Junior Elettrica não chega a um campo de jogo vazio. Enfrenta rivais de grande calibre no segmento B-SUV premium elétrico. Modelos como o Volvo EX30, com o seu minimalismo escandinavo e grande desempenho, o carismático Mini Aceman ou o bem-sucedido Peugeot E-2008, com o qual partilha plataforma, são os seus concorrentes mais diretos. Contra eles, o Junior joga a carta da exclusividade, do design apaixonado e da promessa de uma experiência de condução com o selo inconfundível da Alfa Romeo. A sua batalha será demonstrar que a alma e o estilo italiano são um valor diferencial pelo qual vale a pena apostar.
Conclusão
O Alfa Romeo Junior Elettrica é muito mais do que o primeiro carro elétrico da marca; é uma ponte entre o seu glorioso passado e um futuro eletrificado que se apresentava como um desafio. É um ato de coragem que demonstra que é possível criar um SUV urbano, prático e eficiente sem renunciar à beleza, ao caráter e à emoção que definem cada Alfa Romeo. É um carro que apaixona pelo seu design e convence pela sua tecnologia, destinado a conquistar uma nova geração de 'Alfistas' e aqueles que acreditam que a condução, mesmo na era elétrica, deve ser uma experiência que acelere o pulso.




