Alfa Romeo Stelvio 2.9 V6 375 kW (510 CV) Quadrifoglio Q4 · 510 CV (2020-2023)

2020
Gasolina
AWD
Automático 8v
Alfa Romeo Stelvio - Vista 1
Alfa Romeo Stelvio - Vista 2
Alfa Romeo Stelvio - Vista 3
Alfa Romeo Stelvio - Vista 4

Especificaciones y análisis del Alfa Romeo Stelvio

Potência

510CV

Torque

600Nm

Consumo

11.8l/100

Emissões

267g/km

0-100 km/h

3.8s

Vel. Máx.

283km/h

Peso

1925kg

Preço

121,700

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Automático 8v

Tração

AWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

525 L

Tanque

64 L

Potência

375 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima510 CV / 375 kW
Torque máximo600 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoAutomático 8v

Capacidades

Tanque64 L
Porta-malas525 L

Análise detalhada do Alfa Romeo Stelvio 2.9 V6 375 kW (510 CV) Quadrifoglio Q4 · 510 CV (2020-2023)

Descrição geral

O Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio não é apenas um SUV, é uma declaração de intenções. É a materialização do 'cuore sportivo' italiano num formato familiar, uma proeza de engenharia que desafia as leis da física e a lógica do mercado. Com uma alma forjada na competição e um design que para o trânsito, este veículo representa a paixão no seu estado mais puro, oferecendo uma experiência de condução que se acreditava ser reservada exclusivamente aos supercarros.

Experiência de condução

Assumir o volante do Stelvio Quadrifoglio é iniciar um turbilhão de emoções. O coração da besta, um motor V6 de 2.9 litros e 510 CV com herança Ferrari, ruge com uma fúria viciante a cada pressão no acelerador. A aceleração de 0 a 100 km/h em 3.8 segundos cola-te ao banco, enquanto a tração integral Q4 e uma direção incrivelmente direta e precisa transmitem uma confiança absoluta para devorar curvas como se não houvesse amanhã. É um balé de potência e agilidade que te faz esquecer que estás a conduzir um veículo de quase duas toneladas, conectando-te diretamente com o asfalto e a emoção.

Design e estética

A sua carroçaria é uma escultura em movimento, uma simbiose perfeita entre a elegância italiana e a agressividade desportiva. O icónico trilobo frontal, as entradas de ar sobredimensionadas e o capô com extratores de calor anunciam o seu potencial. Cada linha flui com um propósito, desde as cavas das rodas musculosas que abrigam jantes de 20 polegadas até à traseira, finalizada por um difusor e quatro imponentes saídas de escape. O trevo de quatro folhas no guarda-lamas não é um adorno, é o selo de uma linhagem lendária, um símbolo de desempenho e exclusividade.

Tecnologia e características

Sob a sua pele passional esconde-se uma tecnologia de vanguarda ao serviço do desempenho. O seletor Alfa DNA Pro permite transformar o caráter do carro, desde um modo eficiente até ao radical modo 'Race', que liberta todo o seu potencial. A suspensão ativa adapta-se em tempo real às condições da estrada e ao teu estilo de condução, enquanto o sistema de vetorização de binário distribui a potência de forma inteligente entre as rodas traseiras para garantir uma agilidade e uma tração superlativas. O interior, embora focado no condutor, integra um sistema de infoentretenimento atualizado que completa uma experiência tecnológica e visceral.

Concorrência

No olimpo dos SUVs de alto desempenho, o Stelvio Quadrifoglio enfrenta titãs alemães. Os seus rivais mais diretos são o Porsche Macan GTS, o BMW X3 M Competition e o Mercedes-AMG GLC 63 S. Cada um oferece uma interpretação diferente do conceito, com o Porsche a destacar-se pelo seu equilíbrio, o BMW pela sua precisão cirúrgica e o Mercedes pela sua brutalidade. No entanto, o Alfa Romeo joga na sua própria liga, a da emoção e do caráter, oferecendo uma alma latina que os seus concorrentes germânicos não conseguem replicar.

Conclusão

O Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio é uma compra puramente emocional, um carro para quem valoriza as sensações acima de tudo. É a resposta para o pai ou mãe de família que se recusa a renunciar à adrenalina de um desportivo. Combina a praticidade de um SUV com a alma e o desempenho de um carro de corrida, criando uma dualidade fascinante e viciante. Não é o mais prático nem o mais discreto, mas é, sem dúvida, um dos veículos mais apaixonantes que o dinheiro pode comprar, um hino à condução na sua máxima expressão.