Especificaciones y análisis del Alpine A290
Potência
218CV
Torque
300Nm
Consumo
16.6l/100
Emissões
-g/km
0-100 km/h
6.4s
Vel. Máx.
170km/h
Peso
1554kg
Preço
46,200€
Resumo técnico
Eléctrico
Automático 1v
FWD
5 / 5 portas
251 L
- L
160 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Alpine A290 GTS Premiere Edition · 218 CV (2024)
Descrição geral
O Alpine A290 marca um antes e um depois na história da mítica marca francesa. É o seu primeiro veículo cem por cento elétrico, uma audaciosa reinterpretação do conceito de 'hot hatch' para a nova era. Baseado na plataforma do esperado Renault 5, o A290 não é apenas um rosto bonito com baterias; é a promessa de que a emoção, a agilidade e o espírito de Dieppe podem e devem existir num futuro sem emissões. Esta edição de lançamento, a Premiere Edition, encapsula a essência mais pura desta nova visão.
Experiência de condução
Assumir o volante do A290 é redescobrir a diversão. Os seus 218 cavalos e 300 Nm de binário são entregues com a imediatez brutal de um elétrico, catapultando-o de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos. Mas a magia da Alpine não reside apenas na aceleração em linha reta. O seu chassis, com uma sofisticada suspensão traseira de paralelogramo deformável, foi afinado para devorar curvas com uma agilidade diabólica. Sente-se leve, comunicativo e vivo, um carro que o convida a brincar em cada curva, demonstrando que o peso das baterias pode ser domado para oferecer uma experiência de condução puramente viciante e visceral.
Design e estética
O A290 é um soco visual. Pega na silhueta neo-retro do Renault 5 e transforma-a num atleta musculado e compacto. Com menos de quatro metros de comprimento, mas uma largura considerável e umas espetaculares jantes de 19 polegadas, a sua postura no asfalto é imponente e descarada. Cada linha, cada entrada de ar, grita desempenho. Por dentro, o ambiente é um equilíbrio perfeito entre tecnologia e competição. O posto de condução abraça-o, os materiais são de alta qualidade e cada detalhe, desde o volante aos comandos, foi pensado para conectar o piloto à máquina, sem esquecer que é um prático carro de cinco lugares.
Tecnologia e características
Sob a sua pele desportiva, o A290 esconde tecnologia de vanguarda. A sua bateria de 52 kWh úteis confere-lhe uma autonomia WLTP de 361 quilómetros, um número respeitável para um carro com o seu foco. O carregamento é rápido, podendo passar de 10 a 80% em apenas 30 minutos graças à sua capacidade de 100 kW em corrente contínua. Mas a tecnologia também está ao serviço das sensações, com modos de condução que alteram o caráter do carro e um sistema de telemetria a bordo que o faz sentir como um piloto de corridas. O ecossistema digital, com os seus grandes ecrãs, é moderno e intuitivo, integrando todas as funções sem distrair do que é verdadeiramente importante: conduzir.
Concorrência
O Alpine A290 chega a um segmento incipiente mas feroz, o dos pequenos desportivos elétricos. Enfrentará diretamente o carismático Abarth 500e e o sempre ágil MINI Cooper SE. No entanto, o A290 joga numa liga superior em termos de potência e sofisticação do chassis. O seu verdadeiro rival poderá ser o futuro Volkswagen ID.2 GTI. Contra eles, o francês opõe a exclusividade da marca Alpine, um nível de desempenho superior e uma afinação que promete ser a referência em prazer de condução, justificando assim o seu posicionamento mais premium.
Conclusão
O Alpine A290 é muito mais do que o primeiro elétrico da marca; é uma declaração de intenções. Demonstra que é possível criar um carro elétrico que emocione, que seja divertido e que respeite o legado de agilidade e leveza da Alpine. Não é um simples derivado, é um desportivo com alma, concebido para entusiastas que não querem renunciar à paixão na transição energética. Apesar de um preço que o situa no nicho premium, o A290 oferece uma experiência única, uma lufada de ar fresco que redefine o que um carro elétrico urbano e desportivo pode vir a ser.




