Audi A6 2.8 multitronic 6 vel. · 193 CV (2000-2001)

1998
Gasolina
FWD
Automático 6v
Audi A6 - Vista 1
Audi A6 - Vista 2
Audi A6 - Vista 3
Audi A6 - Vista 4

Especificaciones y análisis del Audi A6

Potência

193CV

Torque

280Nm

Consumo

9.7l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

8.1s

Vel. Máx.

230km/h

Peso

1500kg

Preço

41,470

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Automático 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 4 portas

Porta-malas

551 L

Tanque

70 L

Potência

142 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima193 CV / 142 kW
Torque máximo280 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoAutomático 6v

Capacidades

Tanque70 L
Porta-malas551 L

Análise detalhada do Audi A6 2.8 multitronic 6 vel. · 193 CV (2000-2001)

Descrição geral

O Audi A6 do ano 2000 é a personificação da elegância e do poderio alemão do início do século. Não é apenas uma berlina, é uma declaração de intenções, um veículo que prometia uma viagem em primeira classe graças ao seu suave motor V6 de 2.8 litros e a uma transmissão revolucionária para a sua época, a Multitronic. Sentar-se nele era aceder a um mundo de conforto e prestígio.

Experiência de condução

Conduzir este A6 é uma experiência de pura fluidez. Os 193 cavalos do motor V6 são entregues com uma suavidade requintada, quase elétrica, graças à caixa Multitronic que elimina qualquer vestígio de mudança de velocidade. O impulso é constante e generoso, permitindo ultrapassagens com uma confiança espantosa e cruzeiros a alta velocidade num silêncio avassalador. É um carro que não pede guerra, mas que convida a devorar quilómetros com uma calma e um aprumo que apaixonam, sentindo como a estrada desliza sob os seus pés sem perturbar a paz do habitáculo.

Design e estética

O seu design foi uma obra-prima da escola Bauhaus aplicada ao automóvel. A carroçaria, de linhas fluidas e arredondadas, quebrou moldes e estabeleceu uma silhueta que envelheceu com uma dignidade incrível. Cada painel, cada junta, transmite uma sensação de solidez e qualidade que se sente ao fechar a porta com aquele som surdo e satisfatório. Por dentro, o espaço é generoso e os materiais nobres envolvem-no numa atmosfera de luxo discreto e funcional, um santuário projetado para o bem-estar.

Tecnologia e características

A joia da coroa tecnológica deste modelo era, sem dúvida, a sua transmissão Multitronic. A Audi apostou forte nesta caixa de variação contínua que procurava a máxima eficiência e um conforto de condução inigualável, uma proeza da engenharia que oferecia uma aceleração linear e sem interrupções. A isto somava-se um motor V6 com uma sofisticada cabeça de cinco válvulas por cilindro, uma solução que otimizava a respiração do motor para entregar potência e binário de forma contundente em toda a gama de rotações.

Concorrência

No olimpo das berlinas executivas, este A6 media-se frente a frente com os seus eternos rivais germânicos. Enquanto o BMW Série 5 da época oferecia uma sensação de condução mais desportiva e o Mercedes-Benz Classe E se erguia como o rei do conforto absoluto, o Audi A6 jogava a carta do equilíbrio perfeito entre design vanguardista, uma qualidade de construção soberba e uma inovação tecnológica palpável, especialmente com a sua tração dianteira e a singular transmissão Multitronic.

Conclusão

O Audi A6 2.8 Multitronic não é um carro para quem procura emoções fortes em cada curva, mas para quem valoriza a viagem tanto quanto o destino. É uma máquina de viajar excecional, um refúgio de paz e requinte que representa o melhor de uma era. A sua combinação de um motor V6 cheio de carácter e uma transmissão que prioriza a suavidade acima de tudo, torna-o num clássico moderno cujo legado de conforto e qualidade perdura no tempo.