Especificaciones y análisis del Audi A6
Potência
299CV
Torque
400Nm
Consumo
13l/100
Emissões
-g/km
0-100 km/h
6.9s
Vel. Máx.
250km/h
Peso
1750kg
Preço
63,550€
Resumo técnico
Gasolina
Automático 5v
AWD
5 / 4 portas
434 L
82 L
220 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Audi A6 4.2 quattro tiptronic 5 vel. · 299 CV (2001-2004)
Descrição geral
O Audi A6 4.2 quattro do início dos anos 2000 não é um sedã qualquer. É a personificação da elegância discreta e da potência bruta, um veículo que esconde sob o capô um coração V8 de 4.2 litros e 299 cavalos, pronto para desencadear uma tempestade de desempenho com apenas um toque no acelerador. Representa uma era em que a Audi consolidou sua imagem como fabricante premium, combinando luxo, tecnologia e um desempenho excepcional.
Experiência de condução
Conduzir este A6 é uma experiência que envolve todos os sentidos. O sussurro do V8 em marcha lenta transforma-se num rugido glorioso e viciante à medida que as rotações sobem. A tração integral quattro transmite uma sensação de segurança inabalável, colando o carro ao asfalto em qualquer circunstância, enquanto a caixa Tiptronic de 5 velocidades oferece transições suaves para um conforto de condução imperial. Acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos num sedã deste tamanho é sentir um impulso forte e linear que o deixa sem fôlego.
Design e estética
O seu design é um exercício de contenção e elegância intemporal. As linhas fluidas e arredondadas, características dessa geração da Audi, são realçadas por cavas das rodas alargadas que denunciam a potência que abrigam. Não grita, sussurra o seu potencial. Por dentro, a qualidade de construção é soberba, com materiais nobres e um ajuste perfeito que resistiu ao passar do tempo. É um habitáculo que o acolhe com luxo e uma ergonomia estudada ao milímetro, um santuário de conforto e silêncio.
Tecnologia e características
Para a sua época, este A6 era uma vitrine tecnológica. O motor V8 de 4.2 litros com cinco válvulas por cilindro era uma obra de engenharia, capaz de entregar 400 Nm de torque desde baixas rotações. O sistema de tração integral permanente quattro, com diferencial central Torsen, era a referência do mercado, garantindo uma motricidade e uma dinâmica superiores. A suspensão de paralelogramo deformável em ambos os eixos e a transmissão automática Tiptronic completavam um conjunto técnico sofisticado e muito eficaz.
Concorrência
No olimpo dos sedãs de alto desempenho do início do século, este Audi A6 4.2 quattro media forças com titãs como o BMW 540i (E39) e o Mercedes-Benz E 430 (W210). Enquanto o BMW oferecia uma sensação mais puramente desportiva e de tração traseira, e o Mercedes priorizava o conforto supremo, o Audi jogava a carta do equilíbrio perfeito entre desempenho, segurança graças à sua tração integral e uma discrição que muitos apreciavam.
Conclusão
O Audi A6 4.2 quattro é muito mais do que um simples sedã potente; é um autêntico Gran Turismo de quatro portas. Um carro que combina de forma magistral a capacidade de devorar quilómetros em autoestrada com um conforto absoluto e a emoção de um desportivo quando exigido. Hoje em dia, representa uma oportunidade única de aceder a um V8 atmosférico e à lendária tração quattro por uma fração do seu preço original, embora a sua sede por gasolina e a sua manutenção sejam o preço a pagar por sensações inesquecíveis.




