Especificaciones y análisis del Audi A8
Potência
334CV
Torque
430Nm
Consumo
11.9l/100
Emissões
286g/km
0-100 km/h
6.4s
Vel. Máx.
250km/h
Peso
1850kg
Preço
93,540€
Resumo técnico
Gasolina
Automático 6v
AWD
5 / 4 portas
500 L
90 L
246 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Audi A8 L 4.2 quattro tiptronic 6 vel. · 334 CV (2005-2006)
Descrição geral
O Audi A8 L 4.2 quattro de 2005 não é apenas uma berlina de luxo, é a materialização da ambição da Audi em dominar o topo do automobilismo. Com a sua imponente carroçaria alongada, um coração V8 de 4.2 litros a pulsar com 334 cavalos e a lendária tração integral quattro, este carro representava o pináculo do poder, do conforto e da tecnologia do seu tempo, um verdadeiro porta-estandarte concebido para viajar em primeira classe sobre o asfalto.
Experiência de condução
Conduzir este A8 L é uma experiência que isola do mundo exterior para mergulhar num oásis de serenidade e potência. O impulso do motor V8 é forte mas incrivelmente refinado, uma onda de binário que o lança para a frente sem o menor indício de brusquidão. A suspensão pneumática adaptativa transforma o asfalto mais irregular num tapete macio, enquanto a tração quattro transmite uma sensação de segurança e estabilidade inabaláveis, independentemente das condições. É a sensação de ter um poder ilimitado sob o pé direito, gerido com uma suavidade e um silêncio que roçam a perfeição.
Design e estética
O seu design é um exercício de elegância intemporal e poder contido. Longe da ostentação, o A8 L seduz com linhas limpas, uma silhueta majestosa e proporcionada, e a revolucionária grelha Singleframe que definiria a identidade da Audi. A construção em alumínio Audi Space Frame não é apenas uma proeza técnica, mas contribui para uma presença visual mais leve e atlética. Cada detalhe, desde o ajuste dos painéis até à qualidade da pintura, respira uma qualidade de construção que emociona ao observar e tocar.
Tecnologia e características
Na sua época, este A8 era uma vitrina tecnológica sobre rodas. O sistema de infoentretenimento MMI centralizava o controlo do veículo de uma forma intuitiva e pioneira. A suspensão pneumática adaptativa não só garantia um conforto supremo, como também ajustava a altura e a rigidez para otimizar a dinámica. A tração quattro, uma marca da casa, e a sua avançada estrutura de alumínio eram a base do seu comportamento excecional. Era um carro à frente do seu tempo, fazendo com que a tecnologia mais complexa trabalhasse em silêncio para tornar cada viagem mais segura e agradável.
Concorrência
No olimpo das grandes berlinas, o Audi A8 L enfrentava dois titãs alemães. Por um lado, o Mercedes-Benz Classe S, a eterna referência em luxo e conforto absoluto. Por outro, o BMW Série 7, que sempre defendeu o seu trono como a opção mais dinâmica e focada no prazer de conduzir. O A8 posicionou-se inteligentemente como a alternativa sofisticada e tecnológica, oferecendo um equilíbrio magistral entre ambos os mundos e adicionando o fator diferencial da tração integral quattro, um argumento imbatível em segurança ativa.
Conclusão
O Audi A8 L 4.2 quattro é muito mais do que um carro de luxo da sua época; é uma declaração de princípios de engenharia e bom gosto. Representa o culminar da filosofia 'Na vanguarda da técnica', um veículo que envolve os seus ocupantes num ambiente de luxo discreto, ao mesmo tempo que oferece um desempenho e uma segurança excecionais. Conduzi-lo é sentir o legado de uma marca que não temia desafiar os melhores, criando uma obra-prima que, ainda hoje, continua a transmitir uma profunda sensação de qualidade, poder e sofisticação.




