BMW Z4 Roadster 2.0i · 150 CV (2006-2008)

2006
Gasolina
RWD
Manual 6v
BMW Z4 - Vista 1
BMW Z4 - Vista 2
BMW Z4 - Vista 3
BMW Z4 - Vista 4

Especificaciones y análisis del BMW Z4

Potência

150CV

Torque

200Nm

Consumo

7.4l/100

Emissões

176g/km

0-100 km/h

8.2s

Vel. Máx.

220km/h

Peso

1295kg

Preço

34,900

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Manual 6v

Tração

RWD

Lugares

2 / 2 portas

Porta-malas

260 L

Tanque

55 L

Potência

110 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima150 CV / 110 kW
Torque máximo200 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque55 L
Porta-malas260 L

Análise detalhada do BMW Z4 Roadster 2.0i · 150 CV (2006-2008)

Descrição geral

O BMW Z4 Roadster 2.0i de 2006 é a personificação da liberdade sobre quatro rodas, um roadster clássico na sua forma mais pura. Não procura números recordes, mas sim oferecer uma ligação visceral entre o condutor, a máquina e o asfalto. É a porta de entrada para o universo dos descapotáveis da BMW, um carro nascido para ser desfrutado ao ar livre, sentindo o vento e ouvindo a melodia do seu motor de aspiração natural.

Experiência de condução

Conduzir este Z4 é uma experiência viciante. Os seus 150 cavalos não o colam ao assento, mas a entrega de potência é tão linear e o som do motor de quatro cilindros ao subir de rotação é tão inebriante que o incita a brincar constantemente com a sua precisa caixa de velocidades manual de seis velocidades. A posição de condução é baixa, quase sobre o eixo traseiro, o que lhe permite sentir cada reação do chassis. A tração traseira e uma direção direta e comunicativa fazem de si parte de uma dança perfeita em cada curva, transformando qualquer estrada secundária no seu circuito pessoal.

Design e estética

O design de Chris Bangle para o Z4 é uma obra de arte controversa e intemporal. As suas proporções são as de um roadster lendário: um capô interminável, uma traseira curta e musculada e um habitáculo recuado. As linhas côncavas e convexas, conhecidas como 'flame surfacing', conferem-lhe uma tensão visual e uma presença que ainda hoje vira cabeças. No interior, tudo está orientado para o condutor, com um minimalismo funcional e materiais de qualidade que o envolvem e o isolam do mundo exterior para se concentrar apenas no prazer de conduzir.

Tecnologia e características

A tecnologia deste Z4 está ao serviço da dinâmica, não do entretenimento. O seu maior avanço foi a direção assistida elétrica, que oferecia uma sensação precisa e variável. O chassis, com suspensão dianteira McPherson e um sofisticado eixo traseiro multi-link, foi concebido para oferecer um equilíbrio sublime entre agilidade e controlo. Embora careça dos ecrãs e da conectividade modernos, a sua tecnologia fundamental reside na engenharia mecânica que o torna uma máquina de condução excecional.

Concorrência

Na sua época, o Z4 2.0i enfrentou titãs. O Porsche Boxster oferecia uma dinâmica de motor central superior a um preço mais elevado. O Mercedes-Benz SLK apostava no conforto e na versatilidade do seu tejadilho rígido retrátil, sendo mais um grand tourer. O Audi TT Roadster apresentava um design icónico e a segurança da tração dianteira ou integral, enquanto o Mazda MX-5 era o rei indiscutível da diversão acessível, embora com menos potência e prestígio.

Conclusão

O BMW Z4 2.0i é muito mais do que um carro; é uma máquina de gerar sorrisos e um futuro clássico. Representa uma era dourada de motores de aspiração natural e sensações puras que está a desaparecer. Não é o mais rápido nem o mais potente, mas a sua autenticidade e a ligação emocional que estabelece com quem o conduz são a sua maior virtude. É um carro para puristas, para aqueles que entendem que a viagem é sempre mais importante do que o destino.