Especificaciones y análisis del Chevrolet Cruze
Potência
163CV
Torque
360Nm
Consumo
5.9l/100
Emissões
154g/km
0-100 km/h
9.1s
Vel. Máx.
208km/h
Peso
1565kg
Preço
19,255€
Resumo técnico
Gasóleo
Automático 6v
FWD
5 / 4 portas
450 L
60 L
120 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Chevrolet Cruze 4p 2.0 VCDi 163 CV LTZ Aut. ECO (2013)
Descrição geral
O Chevrolet Cruze 4p 2.0 VCDi de 163 CV com acabamento LTZ e transmissão automática, em sua versão ECO de 2013, apresenta-se como uma opção interessante dentro do segmento dos sedans compactos. Com um preço de 19.255 euros, este modelo buscava oferecer uma alternativa com um bom equilíbrio entre desempenho, equipamento e um consumo contido para sua potência.
Experiência de condução
Ao volante, o Cruze com este motor diesel de 163 CV e câmbio automático oferece uma experiência de condução suave e confortável. A potência é mais do que suficiente para mover o carro com agilidade, tanto na cidade quanto na estrada, e a transmissão automática de 6 velocidades contribui para uma condução relaxada. No entanto, não espere uma esportividade extrema; seu foco é mais o de um carro prático e confortável para o dia a dia e viagens longas. A suspensão tipo McPherson dianteira e de eixo de torção traseira, juntamente com uma direção assistida elétrica, buscam um compromisso entre conforto e estabilidade, embora sem se destacar por uma agilidade excepcional em curvas fechadas. O consumo combinado de 5,9 l/100km é um ponto a favor para um motor desta potência.
Design e estética
O design do Chevrolet Cruze de 2012, em sua carroceria de 4 portas, caracteriza-se por linhas robustas e uma presença sólida. Sua estética é sóbria e funcional, com uma frente que integra a grade dividida e faróis que lhe conferem um olhar decidido. As rodas de 17 polegadas com pneus 225/50 R17, de série no acabamento LTZ, conferem-lhe um aspecto mais dinâmico. No interior, o design é prático e os materiais, embora não luxuosos, cumprem seu propósito, oferecendo um ambiente funcional e espaçoso para seus ocupantes. O comprimento de 4597 mm e a largura de 1788 mm proporcionam uma boa habitabilidade e um porta-malas de 450 litros, muito aproveitável para o uso familiar.
Tecnologia e características
Na seção tecnológica, o Chevrolet Cruze 2.0 VCDi LTZ Aut. ECO de 2013 incorpora elementos que, para sua época, eram adequados para o segmento. O motor diesel de 1998 cc com injeção direta common rail, turbo de geometria variável e intercooler, é um exemplo da tecnologia mecânica aplicada para otimizar o desempenho e a eficiência. A transmissão automática de 6 velocidades é um ponto chave para o conforto de condução. Embora não sejam detalhados sistemas de infoentretenimento avançados ou auxílios à condução de última geração, o equipamento LTZ geralmente incluía elementos como climatizador, controle de cruzeiro e um sistema de som competente, buscando oferecer uma experiência de usuário completa e agradável.
Concorrência
No competitivo segmento dos sedans compactos, o Chevrolet Cruze 4p 2.0 VCDi de 163 CV enfrentava modelos como o Ford Focus Sedan, o Opel Astra Sedan, o Renault Fluence ou o Hyundai Elantra. Esses rivais ofereciam configurações semelhantes em termos de motorizações diesel e carrocerias de quatro portas, competindo em preço, equipamento e desempenho. O Cruze buscava diferenciar-se por sua relação custo-benefício e um design que, embora não arriscado, resultava atraente para um público que buscava um carro confiável e espaçoso sem grandes pretensões esportivas.
Conclusão
O Chevrolet Cruze 4p 2.0 VCDi 163 CV LTZ Aut. ECO de 2013 é um sedan compacto que se destaca por seu motor diesel potente e eficiente, sua transmissão automática suave e um design funcional. Oferece um bom nível de conforto e espaço interior, o que o torna uma opção muito válida para famílias ou para aqueles que buscam um carro para longas viagens. Seu preço competitivo na época o tornava uma alternativa a considerar frente aos seus rivais europeus e asiáticos. É um carro honesto, sem grandes luxos, mas que cumpre com folga as expectativas de um veículo para o dia a dia, com um consumo ajustado e uma boa resposta na estrada.




