Citroën C2 HDi 110 FAP VTS · 109 CV (2008-2009)

2008
Gasóleo
FWD
Manual 5v
Citroën C2 - Vista 1
Citroën C2 - Vista 2
Citroën C2 - Vista 3
Citroën C2 - Vista 4

Especificaciones y análisis del Citroën C2

Potência

109CV

Torque

240Nm

Consumo

4.4l/100

Emissões

119g/km

0-100 km/h

9.4s

Vel. Máx.

193km/h

Peso

1197kg

Preço

13,100

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 5v

Tração

FWD

Lugares

4 / 3 portas

Porta-malas

193 L

Tanque

41 L

Potência

80 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima109 CV / 80 kW
Torque máximo240 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 5v

Capacidades

Tanque41 L
Porta-malas193 L

Análise detalhada do Citroën C2 HDi 110 FAP VTS · 109 CV (2008-2009)

Descrição geral

O Citroën C2 HDi 110 FAP VTS é uma pequena joia incompreendida, um carro que quebrou moldes em 2008. Combina a estética e o chassis desportivo da aclamada versão VTS com um coração a diesel, criando uma proposta única: a de um pequeno desportivo para o dia a dia, capaz de arrancar sorrisos sem castigar a carteira. É a rebeldia feita carro, um citadino com alma de atleta e consciência de poupador.

Experiência de condução

Conduzir este C2 é sentir uma dualidade maravilhosa. O motor HDi de 109 cv, graças aos seus generosos 240 Nm de binário desde rotações muito baixas, empurra com uma força que surpreende num carro tão pequeno e leve. Sente-se vivo, ágil e com uma capacidade de recuperação que te cola ao banco em mudanças curtas. O seu chassis, herança direta do VTS a gasolina, é firme e comunicativo. Em estradas sinuosas, torna-se um brinquedo viciante, entrando nas curvas com precisão e uma estabilidade que inspira confiança. É um carro que te pede para brincar, que te convida a sentir a estrada, mas que ao mesmo tempo te permite viajar com consumos ridiculamente baixos.

Design e estética

O seu design é pura personalidade. Compacto, musculado e com detalhes que o tornam inconfundível, como a sua original porta da bagageira dividida em duas folhas. A versão VTS acentua o seu caráter com para-choques mais agressivos, um discreto aileron e jantes de 16 polegadas que preenchem as cavas das rodas. Por dentro, a simplicidade do C2 veste-se de gala com bancos desportivos que abraçam o corpo e um ambiente que respira desportividade. Não é um carro que passa despercebido; é uma declaração de intenções em formato de bolso.

Tecnologia e características

Para a sua época, o C2 VTS HDi estava bem equipado, especialmente na sua mecânica. O motor 1.6 HDi com injeção common rail, turbo de geometria variável e filtro de partículas (FAP) era uma peça de engenharia moderna, procurando o equilíbrio perfeito entre desempenho e ecologia. Contava com direção assistida elétrica, travões de disco nas quatro rodas e um painel de instrumentos digital que lhe dava um toque futurista. Embora o seu equipamento de conforto fosse simples, a sua tecnologia estava focada no que realmente importava: a experiência de condução e a eficiência.

Concorrência

Na sua época, este pequeno desportivo a diesel enfrentou rivais de peso que partilhavam a sua filosofia. Carros como o SEAT Ibiza FR TDI, o Ford Fiesta S TDCi ou o seu primo, o Peugeot 207 HDi, ofereciam conceitos semelhantes de agilidade, desempenho e baixo consumo. Cada um com o seu próprio caráter, mas todos a lutar para conquistar o coração daqueles jovens condutores que procuravam um carro divertido, com uma imagem potente e que não os obrigasse a visitar a bomba de gasolina a toda a hora.

Conclusão

O Citroën C2 VTS HDi é muito mais do que um simples utilitário. É um carro com uma alma especial, um pequeno GTI a diesel que soube combinar dois mundos aparentemente opostos. É a escolha perfeita para quem valoriza as sensações ao volante, mas precisa da lógica e da economia de um motor a diesel. Um carro carismático, divertido e surpreendentemente prático que, ainda hoje, continua a ser uma opção fantástica para sentir a emoção de conduzir diariamente.