Especificaciones y análisis del Citroën C4
Potência
109CV
Torque
240Nm
Consumo
4.5l/100
Emissões
120g/km
0-100 km/h
11.2s
Vel. Máx.
192km/h
Peso
1368kg
Preço
18,200€
Resumo técnico
Gasóleo
Automático 6v
FWD
5 / 5 portas
320 L
60 L
80 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Citroën C4 5p Exclusive HDi 110 FAP CMP Airdream · 109 CV (2008-2010)
Descrição geral
O Citroën C4 de 2008 não era apenas mais um carro no concorrido segmento dos compactos; era uma declaração de intenções. Com um espírito inovador e um conforto de condução que evocava a herança da marca, este C4 apresentava-se como uma alternativa cheia de personalidade e audácia, um refúgio de conforto num mundo de carros cada vez mais parecidos.
Experiência de condução
Ao volante, o motor HDi de 109 cavalos parece disposto e surpreendentemente frugal, um companheiro ideal para longas viagens graças ao seu generoso binário a baixas rotações. A condução é uma ode à suavidade, com uma suspensão que absorve as imperfeições do asfalto como poucas. Embora a caixa de velocidades manual pilotada CMP vise a eficiência, o seu funcionamento por vezes hesitante lembra-nos que este carro prioriza um ritmo calmo e descontraído em detrimento da desportividade. É um carro que convida a desfrutar da paisagem, não a bater recordes.
Design e estética
Visualmente, o C4 era inconfundível. A sua carroçaria de linhas curvas e fluidas, juntamente com uma traseira arredondada e pessoal, distinguiam-no da rigidez dos seus concorrentes. Mas a verdadeira magia estava no interior: o volante de cubo fixo, um golpe de génio ergonómico que agrupava funções essenciais, e o painel de instrumentos digital e translúcido em posição central, criavam uma atmosfera futurista e um espaço onde nos sentíamos numa nave espacial, não num simples carro.
Tecnologia e características
Para a sua época, o C4 Exclusive era uma montra tecnológica. Para além do seu volante revolucionário e da sua instrumentação digital, oferecia elementos de conforto e segurança avançados. O controlo de velocidade de cruzeiro, o ar condicionado de duas zonas e os sensores de estacionamento facilitavam a vida a bordo. Esta versão Airdream, além disso, focava-se na ecologia com emissões de CO2 de apenas 120 g/km, demonstrando que a inovação da Citroën também olhava para um futuro mais sustentável.
Concorrência
No campo de batalha dos compactos, o C4 enfrentava titãs como o Volkswagen Golf, o Ford Focus ou o Renault Mégane. Enquanto os seus rivais apostavam na sobriedade alemã ou num dinamismo mais acentuado, o Citroën jogava as suas próprias cartas: um conforto de condução superior, um design que quebrava moldes e um interior que se sentia especial e diferente. Não procurava ser o melhor em tudo, mas ser único na sua proposta de valor.
Conclusão
O Citroën C4 de 2008 é mais do que um carro; é uma experiência. É a escolha para quem valoriza o conforto acima da adrenalina e a originalidade acima da convenção. Um veículo com uma alma inconfundivelmente francesa, que cuida de si a cada quilómetro e lhe lembra que conduzir também pode ser um ato de relaxamento e prazer. Um clássico moderno que deixou uma marca indelével.




