Especificaciones y análisis del Citroën C4
Potência
109CV
Torque
240Nm
Consumo
4.5l/100
Emissões
120g/km
0-100 km/h
11.2s
Vel. Máx.
192km/h
Peso
1368kg
Preço
16,100€
Resumo técnico
Gasóleo
Automático 6v
FWD
5 / 3 portas
314 L
60 L
80 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Citroën C4 Coupé Cool HDi 110 FAP Airdream CMP · 109 CV (2008-2010)
Descrição geral
O Citroën C4 Coupé de 2008 não é apenas um carro, é uma declaração de intenções. Numa era de designs conservadores, a Citroën ousou lançar um compacto que parecia ter acabado de sair de um salão automóvel, um veículo que priorizava a audácia e o estilo, envolvendo uma mecânica sensata numa carroçaria escultural e provocadora.
Experiência de condução
Ao volante, o C4 Coupé transmite uma sensação de conforto e tranquilidade. O seu motor HDi de 109 cv, embora não seja um portento de desportivismo, move o carro com uma agilidade surpreendente e um consumo ridiculamente baixo. A caixa de velocidades pilotada CMP, com as suas transições pausadas, convida a uma condução descontraída, a desfrutar da viagem e da paisagem. É um carro que o isola do stress exterior, transformando cada trajeto num momento de paz.
Design e estética
O design é a sua alma. A silhueta coupé de três portas, com aquela queda de tejadilho tão pronunciada e o vidro traseiro dividido, é inesquecível. Quebrou moldes e continua a ser moderno hoje. Por dentro, o volante de cubo fixo e a instrumentação digital central criavam uma atmosfera futurista e única. Cada linha e cada detalhe gritam originalidade; é um carro que se compra com o coração, apaixonado pela sua estética inconfundível.
Tecnologia e características
Para a sua época, o C4 estava bem equipado. A instrumentação digital translúcida era uma maravilha visual e o volante de cubo fixo concentrava múltiplas funções ao alcance dos dedos sem mover as mãos. A caixa manual pilotada CMP foi uma tentativa de democratizar a transmissão automática, procurando eficiência, embora com um funcionamento peculiar que requer adaptação. Não era o mais avançado, mas era um dos mais originais.
Concorrência
Lutava no segmento mais competitivo contra gigantes como o Volkswagen Golf, o Ford Focus ou o SEAT León. Enquanto os seus rivais apostavam na sobriedade alemã ou num toque mais desportivo, o C4 Coupé jogava na sua própria liga: a do design vanguardista e do conforto de condução. O seu verdadeiro concorrente era o Renault Mégane Coupé, com o qual partilhava essa filosofia de coupé compacto com uma forte ênfase no estilo.
Conclusão
O Citroën C4 Coupé HDi 110 é a escolha perfeita para quem procura um carro com uma personalidade avassaladora, um consumo mínimo e um conforto excecional. Não é o mais rápido nem o mais dinâmico, mas é um dos que tem mais carácter. É uma obra de design rolante que, apesar dos anos, continua a despertar sorrisos e admiração. Uma compra passional com argumentos muito racionais.




