Citroën C6 2.2 HDi 173 FAP Premier · 170 CV (2008-2009)

2006
Gasóleo
FWD
Manual 6v
Citroën C6 - Vista 1
Citroën C6 - Vista 2
Citroën C6 - Vista 3
Citroën C6 - Vista 4

Especificaciones y análisis del Citroën C6

Potência

170CV

Torque

370Nm

Consumo

6.6l/100

Emissões

175g/km

0-100 km/h

9.6s

Vel. Máx.

217km/h

Peso

1895kg

Preço

42,790

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 4 portas

Porta-malas

421 L

Tanque

72 L

Potência

125 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima170 CV / 125 kW
Torque máximo370 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque72 L
Porta-malas421 L

Análise detalhada do Citroën C6 2.2 HDi 173 FAP Premier · 170 CV (2008-2009)

Descrição geral

O Citroën C6 não é apenas um carro, é uma declaração de intenções, o último grande porta-estandarte de uma marca que ousou ser diferente. Herdeiro de mitos como o DS e o CX, este veículo representa o culminar do luxo e da vanguarda ao estilo francês, um refúgio de conforto e estilo num mundo de sedans clonados.

Experiência de condução

Conduzir um C6 é uma experiência quase etérea. A suspensão Hydractive 3+ isola-o do asfalto, criando uma sensação de tapete voador que nenhum outro carro da sua época conseguia igualar. Não procura a desportividade, mas sim a serenidade. O motor 2.2 HDi de 170 CV move o conjunto com suavidade e competência, num silêncio sepulcral que lhe permite desfrutar da viagem como em nenhum outro lugar.

Design e estética

O seu design é uma obra de arte polarizadora. Amado ou odiado, mas nunca ignorado. A longuíssima distância entre eixos, as portas sem moldura e, acima de tudo, o seu icónico vidro traseiro côncavo, são traços de uma personalidade avassaladora. É uma escultura rolante que desafia as convenções e que, ainda hoje, vira cabeças à sua passagem com uma elegância intemporal.

Tecnologia e características

Para a sua época, o C6 era uma montra tecnológica. Foi um dos pioneiros a incorporar o Head-Up Display, que projetava informações no para-brisas, ou o aviso de saída involuntária de faixa. Os seus faróis de xénon direcionais e, claro, a complexa gestão eletrónica da sua suspensão pneumática, colocavam-no na vanguarda do conforto e da segurança ativa.

Concorrência

Nasceu para enfrentar os intocáveis alemães como o Audi A6, o BMW Série 5 ou o Mercedes-Benz Classe E. No entanto, a sua proposta era radicalmente diferente. Enquanto os seus rivais apostavam na desportividade e na sobriedade, o C6 oferecia um universo de conforto, design e exclusividade que o tornavam uma alternativa para condutores que não precisavam de provar nada.

Conclusão

O Citroën C6 é mais do que um carro; é uma experiência, um futuro clássico incompreendido no seu tempo. É a escolha do conhecedor, de quem valoriza a viagem acima do destino e o conforto sublime acima da velocidade pura. Uma joia automobilística que representa o fim de uma era dourada para os grandes sedans franceses.