Especificaciones y análisis del Citroën DS4
Potência
114CV
Torque
285Nm
Consumo
4.2l/100
Emissões
110g/km
0-100 km/h
11.3s
Vel. Máx.
190km/h
Peso
1375kg
Preço
22,940€
Resumo técnico
Gasóleo
Automático 6v
FWD
5 / 5 portas
359 L
60 L
84 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Citroën DS4 e-HDi 115 Airdream Design ETG6 · 114 CV (2013-2014)
Descrição geral
O Citroën DS4 de 2011 não é um carro qualquer; é uma declaração de intenções. Nasceu como uma reinterpretação audaciosa do compacto, fundindo a elegância de um coupé com a versatilidade de cinco portas e uma altura que flerta com o mundo dos crossovers. Com o seu motor e-HDi 115, prometia eficiência e um toque de distinção num mar de opções convencionais, encapsulando o espírito vanguardista da linha DS.
Experiência de condução
Ao volante, o DS4 envolve-o numa atmosfera de conforto e requinte. A suspensão filtra as imperfeições com a mestria característica da Citroën, embora com uma firmeza que acompanha a sua estética dinámica. O motor diesel de 114 cv puxa com desenvoltura graças ao seu generoso binário desde baixas rotações, ideal para viajar sem stress. No entanto, a experiência é matizada pela caixa de velocidades pilotada ETG6, cujas passagens lentas e por vezes bruscas quebram a harmonia de um conjunto que, de resto, transmite uma agradável sensação de controlo e bem-estar.
Design e estética
Visualmente, o DS4 é uma escultura rolante. A sua carroçaria elevada, as cavas das rodas musculadas e, acima de tudo, os puxadores das portas traseiras ocultos no pilar C, criam uma silhueta de coupé que cativa e engana a vista. É um design que não perdeu um pingo da sua originalidade. Por dentro, a paixão continua com um painel de instrumentos de alta qualidade, bancos que parecem abraçá-lo e o espetacular para-brisas panorâmico que inunda o habitáculo de luz, transformando cada viagem numa experiência cinematográfica.
Tecnologia e características
Para a sua época, o DS4 incorporava soluções engenhosas. O sistema micro-híbrido e-HDi com Stop & Start era um avanço, fundamental para alcançar consumos realmente baixos e um funcionamento suave na cidade. Não era um portento tecnológico como os carros atuais, mas oferecia elementos de gama alta como o sistema de vigilância de ângulo morto, a iluminação ambiente personalizável e um sistema de infoentretenimento completo que o fazia sentir-se num carro de categoria superior.
Concorrência
O DS4 jogava numa liga própria, a meio caminho entre os compactos premium e os generalistas com aspirações. Enfrentava o Alfa Romeo Giulietta pela sua paixão e design italiano, o Volkswagen Golf pelo seu equilíbrio e qualidade irrepreensíveis, e o Volvo V40 pelo seu foco na segurança e minimalismo escandinavo. Contra eles, o DS4 opunha uma personalidade avassaladora e um conceito único que nenhum outro oferecia.
Conclusão
O Citroën DS4 é um carro para o coração, uma escolha para quem procura diferenciar-se e desfrutar de um design espetacular e um conforto soberbo. É um companheiro de viagem eficiente e com um carisma inegável. Embora a sua caixa de velocidades pilotada exija um período de adaptação, em troca oferece uma experiência de condução única e a sensação de possuir uma peça de design francês que continua a virar cabeças. Não é perfeito, mas a sua alma e a sua audácia tornam-no inesquecível.




