Especificaciones y análisis del Citroën DS4
Potência
114CV
Torque
285Nm
Consumo
4.4l/100
Emissões
114g/km
0-100 km/h
11.3s
Vel. Máx.
190km/h
Peso
1375kg
Preço
25,300€
Resumo técnico
Gasóleo
Automático 6v
FWD
5 / 5 portas
359 L
60 L
84 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Citroën DS4 e-HDi 115 Airdream Style ETG6 · 114 CV (2013-2014)
Descrição geral
O Citroën DS4 de 2013 não é um carro qualquer; é uma declaração de intenções. Nascido para esbater as linhas entre um compacto e um coupé elevado, este carro envolve-o numa aura de design francês e aspirações premium. É a audácia da Citroën transformada em automóvel, uma proposta diferente que procura conquistar o coração antes da razão.
Experiência de condução
Ao volante, o DS4 oferece uma viagem de contrastes. Sente-se o equilíbrio de uma suspensão firme mas confortável, que o isola do asfalto sem o desligar completamente. O motor e-HDi de 114 cv empurra com suavidade e eficiência, ideal para longas viagens. No entanto, a caixa de velocidades pilotada ETG6 é a alma da discórdia; as suas transições lentas e por vezes bruscas quebram a harmonia, exigindo paciência e antecipação. É uma experiência de condução que o ensina a fluir com o carro, não a lutar contra ele.
Design e estética
Observar o DS4 é um prazer. As suas linhas musculosas, a cintura elevada e os puxadores das portas traseiras escondidos no pilar C gritam 'coupé'. É uma escultura rolante que se recusa a ser convencional. No interior, a sensação continua com um para-brisas panorâmico que inunda o habitáculo de luz e materiais que, para a época, pareciam um degrau acima da média. Sentar-se nele é sentir-se especial, diferente dos outros.
Tecnologia e características
Sob a sua pele de design, o DS4 integrava tecnologias pensadas para o conforto e a eficiência. O sistema Stop & Start era ágil e discreto, contribuindo para consumos muito baixos. A direção eletro-hidráulica oferecia uma boa sensibilidade e o posto de condução, com a sua instrumentação personalizável, permitia-lhe criar um ambiente ao seu gosto. Embora a caixa ETG6 fosse o seu ponto tecnológico mais fraco, o conjunto demonstrava um esforço para oferecer uma experiência moderna e sofisticada.
Concorrência
O DS4 jogava na sua própria liga, a meio caminho entre vários mundos. Olhava de soslaio para o Alfa Romeo Giulietta pela sua paixão e estilo, e para o Volvo V40 pelo seu foco na segurança e no design escandinavo. Atrevia-se mesmo a ombrear com as versões de entrada do Audi A3 ou do BMW Série 1, não pelo desempenho puro, mas pela sensação de exclusividade e qualidade percebida que tentava transmitir.
Conclusão
O Citroën DS4 é uma compra puramente emocional. É um carro para quem valoriza a beleza e a originalidade acima da praticidade mais absoluta, como demonstram as suas famosas janelas traseiras fixas. É um companheiro de viagem fiel, incrivelmente eficiente e com um conforto de condução notável, desde que se aprenda a viver com a sua transmissão particular. Não é perfeito, mas o seu carisma e a sua capacidade de o fazer virar a cabeça ao estacioná-lo tornam-no uma escolha inesquecível.




