Especificaciones y análisis del Citroën DS4
Potência
114CV
Torque
285Nm
Consumo
4.3l/100
Emissões
113g/km
0-100 km/h
11.3s
Vel. Máx.
190km/h
Peso
1370kg
Preço
24,480€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 6v
FWD
5 / 5 portas
359 L
60 L
84 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Citroën DS4 e-HDi 115 Airdream Style · 114 CV (2013-2014)
Descrição geral
O Citroën DS4 de 2011 surgiu no mercado como uma proposta ousada e diferente, um carro que se recusava a ser rotulado. Esta versão e-HDi 115 Airdream Style representa o equilíbrio perfeito entre a eficiência do seu motor a diesel e um design que, anos depois, continua a virar cabeças. É um carro para quem procura mais do que um simples meio de transporte; é uma declaração de intenções sobre rodas.
Experiência de condução
Ao volante, o DS4 oferece uma experiência de condução única. A sua posição elevada proporciona uma sensação de controlo e visibilidade superior à de um compacto tradicional, quase como se estivesse num pequeno crossover. O motor e-HDi de 114 cavalos, embora não seja um portento de desportivismo, empurra com confiança desde baixas rotações graças ao seu generoso binário de 285 Nm. A suspensão consegue um compromisso admirável entre conforto e firmeza, absorvendo as irregularidades sem renunciar a uma boa compostura em curva. É um carro que convida a devorar quilómetros com uma suavidade e um aprumo que o envolvem em cada viagem.
Design e estética
O design é, sem dúvida, a alma do DS4. A Citroën definiu-o como um coupé de cinco portas sobrelevado, e essa mistura de conceitos é palpável em cada linha. A sua silhueta musculada, as cavas das rodas marcadas e, acima de tudo, os puxadores das portas traseiras ocultos na moldura, conferem-lhe a aparência de um coupé de três portas. É um carro que joga com as formas e as proporções, criando uma estética escultural e dinâmica. Um detalhe polémico mas característico são os seus vidros traseiros fixos, um sacrifício em prol da pureza do seu design espetacular.
Tecnologia e características
Apesar de ser um modelo de 2011, o DS4 e-HDi incorporava tecnologias interessantes para a sua época, como o sistema Stop & Start que contribuía para o seu excelente consumo de combustível. A direção eletro-hidráulica oferecia uma boa sensibilidade e a instrumentação, com a possibilidade de mudar a cor de fundo, adicionava um toque de personalização. Não encontraremos os ecrãs táteis gigantes de hoje, mas o seu equipamento era completo, procurando oferecer uma experiência premium e confortável aos seus ocupantes.
Concorrência
Na sua época, o DS4 enfrentou uma concorrência feroz no segmento dos compactos premium. Lutava diretamente com gigantes como o Volkswagen Golf, o Audi A3 ou o BMW Série 1. No entanto, devido ao seu conceito único, também podia roubar clientes a modelos com um foco de design mais acentuado como o Alfa Romeo Giulietta ou até mesmo aos primeiros crossovers compactos que começavam a despontar. O seu grande trunfo era oferecer um estilo e uma personalidade que os seus rivais mais sóbrios não conseguiam igualar.
Conclusão
O Citroën DS4 e-HDi 115 é um carro com uma personalidade avassaladora. É a escolha perfeita para o condutor que valoriza o design e a distinção acima de tudo, mas sem renunciar à praticidade de cinco portas e a um motor a diesel extraordinariamente eficiente. É um carro que apaixona pela sua estética e convence pelo seu conforto de condução e baixos consumos. Uma joia do design automóvel que demonstrou que se podia ser diferente e bem-sucedido.




