Especificaciones y análisis del Citroën DS4
Potência
114CV
Torque
285Nm
Consumo
4.4l/100
Emissões
115g/km
0-100 km/h
11.3s
Vel. Máx.
190km/h
Peso
1370kg
Preço
21,770€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 6v
FWD
5 / 5 portas
359 L
60 L
84 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Citroën DS4 e-HDi 115 Airdream Design · 114 CV (2013)
Descrição geral
O Citroën DS4 de 2011 irrompeu no mercado como uma lufada de ar fresco, uma declaração de intenções que procurava fundir a elegância de um coupé com a versatilidade de um compacto de cinco portas. Não era apenas mais um carro; era o nascimento de uma filosofia, um veículo que o escolhia tanto quanto você o escolhia, prometendo uma experiência de condução e posse diferente, carregada de estilo e audácia francesa.
Experiência de condução
Ao volante, o motor e-HDi de 114 cavalos sente-se voluntarioso e cheio de vida, especialmente a baixas rotações graças ao seu generoso binário. Não procura recordes de velocidade, mas sim oferecer uma viagem serena e extremamente eficiente. A suspensão alcança um equilíbrio mágico entre o conforto lendário da Citroën e uma firmeza que inspira confiança nas curvas, fazendo-o sentir-se ligado à estrada sem sacrificar o conforto. É um carro para desfrutar da viagem, sentindo como flui com uma suavidade e um aprumo que apaixonam.
Design e estética
O seu design é pura emoção. A carroçaria elevada, quase de crossover, juntamente com os puxadores das portas traseiras ocultos, criam uma silhueta escultural e dinâmica que engana a vista e acelera o pulso. Cada linha, cada detalhe cromado, e sobretudo o imenso para-brisas panorâmico que inunda o habitáculo de luz, falam de um cuidado com a estética que vai além do funcional. Sentar-se lá dentro é como entrar num casulo de design, onde a qualidade dos materiais e a disposição dos comandos o fazem sentir-se especial.
Tecnologia e características
Para a sua época, o DS4 integrava soluções inteligentes que melhoravam a experiência. O sistema micro-híbrido e-HDi com o seu Stop & Start era uma maravilha de suavidade e eficácia, adiantando-se a muitos dos seus concorrentes. Para além da eficiência, oferecia detalhes que tocavam a fibra sensível, como a possibilidade de personalizar a cor da instrumentação ou os sons dos alertas, criando um ambiente à sua medida. Não era tecnologia fria, mas sim tecnologia pensada para se conectar consigo.
Concorrência
O DS4 não jogava numa liga convencional. Atrevia-se a olhar de igual para igual para os compactos premium alemães como o Audi A3 ou o BMW Série 1, mas fazia-o com as suas próprias armas: um design arrebatador e um foco no conforto e na distinção. Também se media com modelos com carácter como o Alfa Romeo Giulietta, oferecendo uma alternativa para aqueles condutores que valorizavam a originalidade e o 'savoir-faire' francês acima do prestígio de uma marca ou das prestações puras.
Conclusão
Em suma, o Citroën DS4 é uma compra passional, um carro que se escolhe com o coração. É a prova de que a praticidade não tem de estar em conflito com a beleza e a emoção. Os seus pequenos sacrifícios, como os vidros traseiros fixos, são perdoados instantaneamente quando se deixa seduzir pelo seu encanto, pela sua condução prazerosa e pela sensação de possuir uma peça única de design automóvel. É um carro com alma, para pessoas que não se contentam com o comum.




