Especificaciones y análisis del Dacia Duster
Potência
109CV
Torque
260Nm
Consumo
4.5l/100
Emissões
116g/km
0-100 km/h
11.9s
Vel. Máx.
169km/h
Peso
1424kg
Preço
17,533€
Resumo técnico
Gasóleo
Automático 6v
FWD
5 / 5 portas
475 L
50 L
80 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Dacia Duster Laureate dCi 80 kW (109 CV) 4x2 EDC · 109 CV (2017-2018)
Descrição geral
O Dacia Duster é o carro que democratizou o segmento SUV, e esta versão com o motor diesel dCi de 109 cv e a caixa de velocidades automática EDC representa a maturidade dessa fórmula. É a combinação perfeita de pragmatismo, eficiência e, pela primeira vez na sua história, um conforto de condução superior graças à sua transmissão de dupla embraiagem, tornando a aventura diária mais relaxada do que nunca.
Experiência de condução
Ao volante, o Duster transmite uma sensação de honestidade e robustez inabalável. Não pretende ser desportivo, mas sim um companheiro fiel e capaz. O motor diesel empurra com solvência desde baixas rotações e a caixa EDC gere as mudanças com uma suavidade surpreendente para o seu preço, eliminando o stress do trânsito urbano. A sua suspensão, orientada para o conforto, filtra as irregularidades com uma eficácia que convida a explorar estradas danificadas sem medo, sentindo que se conduz um carro feito para durar.
Design e estética
O design do Duster é uma declaração de intenções: funcional, musculado e sem adornos desnecessários. As suas cavas das rodas alargadas, a notável altura ao solo e as barras de tejadilho conferem-lhe uma aparência de todo-o-terreno autêntico que cativa pela sua simplicidade e propósito. É uma estética que não passa de moda porque se baseia na função, projetando uma imagem de aventura e capacidade que vai além das tendências.
Tecnologia e características
A tecnologia neste Duster foca-se no essencial e no útil. O maior avanço tecnológico desta versão é, sem dúvida, a caixa de velocidades automática EDC de 6 velocidades, um elemento que eleva a experiência de condução a um novo nível de conforto. O resto do equipamento cumpre a sua função sem ostentação, com um sistema multimédia simples e os elementos de conforto necessários. É a prova de que a tecnologia mais valiosa é aquela que torna a sua vida mais fácil sem a complicar.
Concorrência
No seu lançamento, o Duster automático jogava numa liga própria. Em termos de preço, enfrentava SUVs urbanos mais pequenos como o Renault Captur ou o Peugeot 2008, mas nenhum conseguia igualar o seu espaço interior, o seu porta-malas de 475 litros nem a sua aura de veículo robusto e aventureiro. O seu verdadeiro rival era o mercado de segunda mão, mas como veículo novo, oferecia uma combinação de motor diesel, caixa automática e carroçaria SUV a um preço simplesmente imbatível.
Conclusão
Este Dacia Duster não é apenas um carro, é uma compra inteligente e emocional. Representa a liberdade de ter um veículo versátil, económico de manter e agora, incrivelmente confortável de conduzir graças à caixa EDC. É a escolha perfeita para quem valoriza a substância em detrimento do artifício, um veículo que o recompensa todos os dias com a sua fiabilidade e polivalência. É, em suma, a materialização do sucesso baseado em dar às pessoas exatamente o que elas precisam.




