Especificaciones y análisis del Dacia Sandero
Potência
75CV
Torque
107Nm
Consumo
5.8l/100
Emissões
135g/km
0-100 km/h
14.5s
Vel. Máx.
156km/h
Peso
1016kg
Preço
8,800€
Resumo técnico
Gasolina
Manual 5v
FWD
5 / 5 portas
320 L
50 L
55 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Dacia Sandero Ambiance 1.2 75 CV (2012-2015)
Descrição geral
O Dacia Sandero de 2013 não é apenas um carro, é a materialização da compra inteligente. Representa a essência da mobilidade: um veículo honesto, espaçoso e extraordinariamente acessível, projetado para quem precisa de um meio de transporte confiável e prático acima de qualquer luxo ou artifício. É uma declaração de princípios sobre rodas.
Experiência de condução
Ao volante, as sensações são puras e diretas. O motor de 75 cavalos responde com calma, ideal para a cidade e trajetos diários, embora exija paciência na estrada. A direção hidráulica e a caixa manual de cinco velocidades conectam você à mecânica de uma forma quase esquecida, sem filtros. Não é um carro para buscar emoções fortes numa curva, mas para sentir a tranquilidade de uma viagem econômica e sem complicações, com uma suspensão que surpreende pela sua capacidade de absorver as irregularidades do asfalto.
Design e estética
O seu design é um hino à funcionalidade. As linhas são simples e robustas, pensadas para maximizar o espaço interior e a durabilidade, não para atrair olhares. Esta geração representou um salto em atratividade, com uma frente mais assertiva e uma presença mais sólida que o seu antecessor. Não apaixona pela sua beleza, mas convence pela sua honestidade e propósito claro: ser um carro útil e resistente.
Tecnologia e características
A tecnologia na versão Ambiance resume-se ao estritamente necessário. Esqueça os ecrãs táteis ou os assistentes de condução avançados. O seu maior trunfo tecnológico é a simplicidade dos seus componentes mecânicos, testados e fiáveis durante anos em outros modelos do grupo Renault. Esta ausência de complexidade eletrónica é a sua grande virtude, prometendo uma manutenção simples e económica, um refúgio de tranquilidade num mundo automóvel cada vez mais digitalizado.
Concorrência
No seu lançamento, o Sandero jogava numa liga própria. Por preço, competia com carros do segmento inferior, como um SEAT Mii ou um Skoda Citigo, mas oferecendo o espaço de um segmento superior. Modelos como o Ford Fiesta ou o Renault Clio nas suas versões mais básicas eram alternativas, mas quase sempre a um custo maior. O seu verdadeiro rival era o mercado de segunda mão, contra o qual o Sandero opunha a imbatível garantia de ser um carro novo.
Conclusão
O Dacia Sandero 1.2 75 CV é a escolha racional e emocionalmente satisfatória para quem valoriza a inteligência de uma boa compra. Cumpre com sobras a sua promessa de oferecer mobilidade espaçosa, fiável e económica. Não vai acelerar o seu pulso com o seu desempenho, mas a sensação de ter investido cada euro de forma brilhante proporcionará uma satisfação muito mais duradoura.




