Ferrari 458 Speciale A · 605 CV (2014-2015)

2012
Gasolina
RWD
Automático 7v
Ferrari 458 - Vista 1
Ferrari 458 - Vista 2
Ferrari 458 - Vista 3

Especificaciones y análisis del Ferrari 458

Potência

605CV

Torque

540Nm

Consumo

11.8l/100

Emissões

275g/km

0-100 km/h

3s

Vel. Máx.

-km/h

Peso

1520kg

Preço

298,234

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Automático 7v

Tração

RWD

Lugares

2 / 2 portas

Porta-malas

230 L

Tanque

86 L

Potência

445 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima605 CV / 445 kW
Torque máximo540 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoAutomático 7v

Capacidades

Tanque86 L
Porta-malas230 L

Análise detalhada do Ferrari 458 Speciale A · 605 CV (2014-2015)

Descrição geral

A Ferrari 458 Speciale A não é apenas um carro, é o canto do cisne de uma era. O 'A' de 'Aperta' revela a sua alma conversível, uma edição limitada e numerada que representa a expressão máxima do lendário motor V8 atmosférico de Maranello. É o culminar da família 458, uma máquina concebida para emocionar e tornar-se uma lenda desde o seu nascimento.

Experiência de condução

Conduzir a Speciale A é uma sobrecarga sensorial. O uivo do V8 subindo até às 9000 rotações por minuto, logo atrás da sua cabeça e a céu aberto, é uma experiência quase mística. Cada mudança da rapidíssima caixa de dupla embraiagem é um chicote que o cola ao assento, enquanto a aceleração de 0 a 100 em 3 segundos lhe tira o fôlego. A direção é telepática, o chassis comunica com uma pureza cristalina e os travões de cerâmica oferecem uma potência de travagem brutal. É uma ligação visceral e viciante entre o piloto e o asfalto.

Design e estética

O seu design é uma declaração de intenções, uma beleza funcional e agressiva. Partindo da já sublime silhueta da 458, a Speciale A adiciona elementos aerodinâmicos ativos e inúmeros detalhes em fibra de carbono que não só a embelezam, como também otimizam o seu desempenho. A icónica faixa central percorre a sua carroçaria como uma cicatriz de guerra. No interior, o ambiente é de competição: Alcantara, carbono e apenas os controlos essenciais para se focar na única coisa que importa, a condução.

Tecnologia e características

Sob a sua pele esconde-se uma obra de engenharia. O seu motor V8 de 4.5 litros foi, na sua época, o motor atmosférico mais potente alguma vez criado pela Ferrari, uma joia mecânica. Mas a magia reside no Side Slip Angle Control (SSC), um sistema eletrónico que analisa o deslizamento lateral e ajusta o diferencial e o controlo de tração para lhe permitir derrapar de forma controlada e segura. Somado à sua aerodinâmica ativa, a Speciale A é um laboratório tecnológico focado na pura eficácia e diversão.

Concorrência

No olimpo dos supercarros conversíveis da sua época, poucos podiam encará-la. A McLaren 675LT Spider partilha a sua filosofia de exclusividade, leveza e foco radical no desempenho. A Lamborghini Huracán Performante Spyder, embora posterior, é a sua némesis natural, com um V10 atmosférico e uma aerodinâmica igualmente sofisticada. Até o Porsche 911 GT3 RS, apesar de ser um coupé, compete em espírito por ser a ferramenta de circuito definitiva com motor atmosférico.

Conclusão

A Ferrari 458 Speciale A é uma peça da história do automobilismo. É a despedida gloriosa de uma linhagem de motores que definiram a Ferrari, envolta numa carroçaria espetacular e com uma dinâmica que roça a perfeição. Não é um carro para todos os dias, é uma experiência para ser guardada, uma torrente de adrenalina e som que justifica cada euro do seu preço e a consagra como uma das melhores Ferraris da era moderna.