Especificaciones y análisis del Ferrari 458
Potência
605CV
Torque
540Nm
Consumo
11.8l/100
Emissões
275g/km
0-100 km/h
3s
Vel. Máx.
-km/h
Peso
1520kg
Preço
298,234€
Resumo técnico
Gasolina
Automático 7v
RWD
2 / 2 portas
230 L
86 L
445 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Ferrari 458 Speciale A · 605 CV (2014-2015)
Descrição geral
A Ferrari 458 Speciale A não é apenas um carro, é o canto do cisne de uma era. O 'A' de 'Aperta' revela a sua alma conversível, uma edição limitada e numerada que representa a expressão máxima do lendário motor V8 atmosférico de Maranello. É o culminar da família 458, uma máquina concebida para emocionar e tornar-se uma lenda desde o seu nascimento.
Experiência de condução
Conduzir a Speciale A é uma sobrecarga sensorial. O uivo do V8 subindo até às 9000 rotações por minuto, logo atrás da sua cabeça e a céu aberto, é uma experiência quase mística. Cada mudança da rapidíssima caixa de dupla embraiagem é um chicote que o cola ao assento, enquanto a aceleração de 0 a 100 em 3 segundos lhe tira o fôlego. A direção é telepática, o chassis comunica com uma pureza cristalina e os travões de cerâmica oferecem uma potência de travagem brutal. É uma ligação visceral e viciante entre o piloto e o asfalto.
Design e estética
O seu design é uma declaração de intenções, uma beleza funcional e agressiva. Partindo da já sublime silhueta da 458, a Speciale A adiciona elementos aerodinâmicos ativos e inúmeros detalhes em fibra de carbono que não só a embelezam, como também otimizam o seu desempenho. A icónica faixa central percorre a sua carroçaria como uma cicatriz de guerra. No interior, o ambiente é de competição: Alcantara, carbono e apenas os controlos essenciais para se focar na única coisa que importa, a condução.
Tecnologia e características
Sob a sua pele esconde-se uma obra de engenharia. O seu motor V8 de 4.5 litros foi, na sua época, o motor atmosférico mais potente alguma vez criado pela Ferrari, uma joia mecânica. Mas a magia reside no Side Slip Angle Control (SSC), um sistema eletrónico que analisa o deslizamento lateral e ajusta o diferencial e o controlo de tração para lhe permitir derrapar de forma controlada e segura. Somado à sua aerodinâmica ativa, a Speciale A é um laboratório tecnológico focado na pura eficácia e diversão.
Concorrência
No olimpo dos supercarros conversíveis da sua época, poucos podiam encará-la. A McLaren 675LT Spider partilha a sua filosofia de exclusividade, leveza e foco radical no desempenho. A Lamborghini Huracán Performante Spyder, embora posterior, é a sua némesis natural, com um V10 atmosférico e uma aerodinâmica igualmente sofisticada. Até o Porsche 911 GT3 RS, apesar de ser um coupé, compete em espírito por ser a ferramenta de circuito definitiva com motor atmosférico.
Conclusão
A Ferrari 458 Speciale A é uma peça da história do automobilismo. É a despedida gloriosa de uma linhagem de motores que definiram a Ferrari, envolta numa carroçaria espetacular e com uma dinâmica que roça a perfeição. Não é um carro para todos os dias, é uma experiência para ser guardada, uma torrente de adrenalina e som que justifica cada euro do seu preço e a consagra como uma das melhores Ferraris da era moderna.



