Fiat Brava JTD 105 Steel · 105 CV (1999-2001)

1995
Gasóleo
FWD
Manual 5v
Fiat Brava - Vista 1
Fiat Brava - Vista 2
Fiat Brava - Vista 3
Fiat Brava - Vista 4

Especificaciones y análisis del Fiat Brava

Potência

105CV

Torque

200Nm

Consumo

5.5l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

10.6s

Vel. Máx.

185km/h

Peso

1270kg

Preço

15,716

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 5v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

380 L

Tanque

60 L

Potência

77 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima105 CV / 77 kW
Torque máximo200 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 5v

Capacidades

Tanque60 L
Porta-malas380 L

Análise detalhada do Fiat Brava JTD 105 Steel · 105 CV (1999-2001)

Descrição geral

O Fiat Brava JTD 105 Steel surgiu na virada do milênio como uma lufada de ar fresco e caráter italiano no competitivo segmento dos compactos. Não era apenas um carro, era a materialização de uma revolução a diesel para a Fiat, levando a inovadora tecnologia common-rail a um público massivo e prometendo uma combinação inebriante de economia, desempenho e um design que não deixava ninguém indiferente.

Experiência de condução

Assumir o volante do Brava JTD era descobrir uma elasticidade e uma resposta impensáveis para um diesel da sua época. Seus 105 cavalos e um generoso torque disponível desde rotações muito baixas te colavam ao banco com uma alegria surpreendente, tornando cada ultrapassagem uma manobra simples e segura. Sentia-se ágil, com uma direção que comunicava o suficiente para desfrutar das curvas e um chassi que, sem ser esportivo, transmitia confiança. O som do motor JTD, embora presente, tinha uma nuance mecânica que evocava potência e eficiência, uma trilha sonora perfeita para longas viagens em que seu consumo ridículo de 5,5 litros te fazia sentir o rei da estrada.

Design e estética

O design do Fiat Brava era pura emoção italiana. Rompia com a sobriedade de seus concorrentes através de uma silhueta arrojada e uma traseira que é história do design automotivo. Aquelas pequenas e características lanternas traseiras horizontais, divididas em três, eram uma assinatura inconfundível, um toque de originalidade que lhe conferia uma personalidade avassaladora. Era um carro que se olhava duas vezes, uma escultura funcional que conseguia equilibrar a praticidade de suas cinco portas com uma estética que, ainda hoje, desperta nostalgia e admiração.

Tecnologia e características

A joia da coroa era, sem dúvida, seu motor 1.9 JTD. Foi um dos pioneiros na democratização da injeção direta common-rail, uma tecnologia que transformou os motores a diesel para sempre, tornando-os mais suaves, potentes e econômicos. Além de seu coração mecânico, o Brava oferecia um equipamento correto para sua época, focado na eficácia da condução com elementos como direção hidráulica ou barras estabilizadoras, sem as complexidades eletrônicas atuais. Seu foco era claro: a inovação estava sob o capô, a serviço das sensações e da eficiência.

Concorrência

O Brava lutou em um campo de batalha dominado por titãs. Enfrentou cara a cara o intocável Volkswagen Golf IV e seus potentes TDI, o dinamicamente superior Ford Focus de primeira geração e best-sellers como o Opel Astra G ou o Renault Mégane. Diante deles, o Fiat Brava não competia apenas no preço; jogava a carta do coração, oferecendo um design com alma e um motor JTD que, em termos de refinamento e entrega de potência, olhava muitos de seus rivais de cima.

Conclusão

O Fiat Brava JTD 105 foi um carro corajoso e significativo. Demonstrou que um diesel podia ser emocionante e que um carro familiar não precisava ser chato. Representa um ponto alto para a Fiat, um momento em que a engenharia e o design italiano se uniram para criar um produto completo, confiável e cheio de paixão. Embora o tempo possa tê-lo ofuscado em comparação com outros nomes, seu legado perdura em cada motor common-rail e na memória de uma experiência de condução a diesel que, pela primeira vez, parecia verdadeiramente viva.