Especificaciones y análisis del Fiat Croma
Potência
150CV
Torque
320Nm
Consumo
7.1l/100
Emissões
187g/km
0-100 km/h
9.9s
Vel. Máx.
205km/h
Peso
1615kg
Preço
26,005€
Resumo técnico
Gasóleo
Automático 6v
FWD
5 / 5 portas
500 L
62 L
110 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Fiat Croma 1.9 Multijet 16v 150 CV Emotion Aut. (2008)
Descrição geral
O Fiat Croma de 2007 apresenta-se como uma ode à funcionalidade e ao conforto, um veículo que desafia as classificações tradicionais. Não é uma berlina, nem uma minivan pura, mas uma interpretação italiana do que um carro familiar deve ser: espaçoso, confortável e com alma de viajante. É um convite para redescobrir o prazer de longas viagens em companhia, envolvido numa atmosfera de bem-estar e praticidade.
Experiência de condução
Ao volante, o Croma transmite uma sensação de solidez e equilíbrio. O seu motor 1.9 Multijet de 150 cv empurra com decisão e suavidade, graças a um generoso binário de 320 Nm disponível desde baixas rotações. A caixa de velocidades automática de 6 velocidades suaviza a condução, transformando cada viagem numa experiência relaxante. Não procura a desportividade, mas sim a serenidade de um grande estradista, capaz de devorar quilómetros de autoestrada com um conforto de condução notável, filtrando as imperfeições do asfalto com uma suspensão que prioriza o bem-estar dos passageiros acima de tudo.
Design e estética
O design do Croma é uma declaração de intenções. As suas formas, obra de Giugiaro, priorizam o espaço interior em detrimento das modas. A sua altura considerável e a sua silhueta a meio caminho entre uma carrinha e uma minivan conferem-lhe uma personalidade única e, acima de tudo, um habitáculo extraordinariamente espaçoso e luminoso. O verdadeiro luxo encontra-se no interior, com um generoso espaço para as pernas nos bancos traseiros e uma bagageira colossal de 500 litros que parece não ter fim. É um design inteligente, pensado por e para a vida a bordo.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Croma incorporava soluções tecnológicas fiáveis. O coração do carro, o seu motor diesel com injeção direta common-rail e turbo de geometria variável, era uma referência em desempenho e eficiência. A transmissão automática acrescentava um nível de conforto muito valorizado no segmento. Ao nível do chassis, apresentava um esquema de suspensão avançado, com um eixo traseiro multilink que garantia um comportamento seguro e previsível, complementado pelos sistemas de segurança ativa padrão da época.
Concorrência
O Fiat Croma competia num terreno complexo, abrangendo vários segmentos. Enfrentava tanto berlinas familiares estabelecidas como o Ford Mondeo Sportbreak ou o Opel Vectra Caravan, como minivans que começavam a dominar o mercado familiar, como o Ford S-MAX ou o Citroën C4 Picasso. A sua proposta única de espaço e conforto a um preço competitivo era o seu principal argumento para se diferenciar num mercado muito concorrido.
Conclusão
O Fiat Croma é um carro honesto e profundamente prático, uma escolha inteligente para quem valoriza o espaço e o conforto acima da aparência. É um companheiro de viagem incansável, um refúgio rolante para a família que cumpre amplamente a sua promessa de conforto e versatilidade. Pode não ser o carro mais emocionante, mas deixa uma recordação de calor e bem-estar, como um lar longe de casa.




