Especificaciones y análisis del Fiat Croma
Potência
120CV
Torque
280Nm
Consumo
6.1l/100
Emissões
160g/km
0-100 km/h
11.3s
Vel. Máx.
195km/h
Peso
1595kg
Preço
20,746€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 6v
FWD
5 / 5 portas
500 L
62 L
88 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Fiat Croma 1.9 Multijet 8v 120cv Dynamic (2006-2008)
Descrição geral
O Fiat Croma de 2007 representa o regresso de um nome icónico para a marca italiana, mas com um conceito renovado e arrojado. Não é uma berlina tradicional nem um monovolume comum; é uma fusão inteligente que procura oferecer o máximo espaço e conforto para a família, priorizando o bem-estar a bordo acima de tudo. Um veículo pensado para devorar quilómetros em longas viagens com uma sensação de amplitude e comodidade excecionais.
Experiência de condução
Ao volante, o motor 1.9 Multijet de 120 cavalos sente-se voluntarioso e cheio de vida. Não procura prestações desportivas, mas os seus 280 Nm de binário entregam uma resposta sólida e segura para o dia a dia e para as viagens em estrada. A sensação predominante é de conforto e estabilidade. A suspensão está claramente calibrada para filtrar as imperfeições do asfalto, transformando cada trajeto numa experiência relaxada. É um carro que convida a conduzir com tranquilidade, desfrutando da paisagem e da enorme habitabilidade que o rodeia.
Design e estética
Assinado por Giugiaro, o design do Croma é uma declaração de intenções onde a função domina a forma. A sua silhueta, a meio caminho entre uma carrinha e um crossover, confere-lhe uma personalidade única e, acima de tudo, um acesso e um espaço interior extraordinários. A sua estética pode não gerar paixões à primeira vista, mas a sua inteligência prática é inegável. As suas linhas são suaves e a sua frente, com grandes grupos óticos, transmite uma imagem robusta e amigável, longe da agressividade de outros modelos da sua época.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Fiat Croma oferecia um equipamento focado no conforto e na segurança. O motor Multijet já era uma referência em eficiência e fiabilidade a diesel. A bordo, elementos como o climatizador bizona, o controlo de cruzeiro ou um sistema de áudio completo tornavam as viagens mais prazerosas. A sua estrutura, com uma avançada suspensão traseira multilink, não só contribuía para o conforto, como também assegurava um comportamento em estrada muito nobre e previsível, proporcionando uma grande sensação de segurança.
Concorrência
Pelo seu conceito único, o Croma não tinha um rival direto, mas lutava em várias frentes. Enfrentava tanto berlinas familiares do segmento D como o Ford Mondeo Wagon ou o Opel Vectra Caravan, como monovolumes compactos como o Renault Scénic ou o Ford C-MAX. Face aos primeiros, a sua grande vantagem era uma habitabilidade e altura interior muito superiores; face aos segundos, oferecia um comportamento dinâmico mais próximo do de um turismo e uma maior estabilidade em estrada.
Conclusão
O Fiat Croma 1.9 Multijet é um carro profundamente lógico e muitas vezes subvalorizado. É a escolha perfeita para quem valoriza o espaço interior, o conforto de condução e uma bagageira generosa acima das modas ou da estética desportiva. Um viajante incansável, com um motor fiável de consumo contido que apaixona pelo uso diário e pela praticidade. Não é um carro que se compra com o coração à primeira vista, mas com a cabeça, descobrindo pouco a pouco um companheiro de viagem leal e extraordinariamente funcional.




