Fiat Croma 1.9 Multijet 16v 150cv Emotion (2006-2008)

2007
Gasóleo
FWD
Manual 6v
Fiat Croma - Vista 1
Fiat Croma - Vista 2
Fiat Croma - Vista 3
Fiat Croma - Vista 4

Especificaciones y análisis del Fiat Croma

Potência

150CV

Torque

320Nm

Consumo

6.1l/100

Emissões

161g/km

0-100 km/h

9.6s

Vel. Máx.

210km/h

Peso

1605kg

Preço

24,005

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

500 L

Tanque

62 L

Potência

110 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima150 CV / 110 kW
Torque máximo320 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque62 L
Porta-malas500 L

Análise detalhada do Fiat Croma 1.9 Multijet 16v 150cv Emotion (2006-2008)

Descrição geral

O Fiat Croma de 2007 é um carro que desafia rótulos. Não é um sedã, nem uma perua pura, nem uma minivan, mas uma fusão inteligente de todos eles. Nascido da caneta do mestre Giugiaro, este italiano procurava conquistar as famílias que precisavam de espaço e conforto sem renunciar a um comportamento em estrada nobre e seguro. É um carro com uma personalidade única, projetado para devorar quilómetros com um conforto excecional.

Experiência de condução

Ao volante, o coração do Croma, o seu motor 1.9 Multijet de 150 CV, bate com força e determinação. Desde baixas rotações, sente-se um impulso generoso e constante, graças aos seus 320 Nm de torque, que transforma ultrapassagens e subidas em meras formalidades. Não é um desportivo, a sua alma é a de um grande viajante. A suspensão filtra as irregularidades do asfalto com uma suavidade que o envolve, convidando-o a fazer longas viagens sem fadiga. É uma sensação de controlo e serenidade, de viajar numa bolha de conforto.

Design e estética

O seu design é uma declaração de intenções. A altura elevada e a silhueta a meio caminho entre uma perua e uma minivan maximizam o espaço interior. É uma ode à funcionalidade, onde cada linha parece pensada para oferecer uma habitabilidade excecional. Por dentro, o espaço é quase palaciano, especialmente nos bancos traseiros, e o porta-malas de 500 litros é um aliado incondicional para qualquer aventura familiar. É um design que prioriza o bem-estar dos seus ocupantes acima das modas passageiras.

Tecnologia e características

Para a sua época, o Croma estava bem equipado. O motor Multijet era uma referência em eficiência e desempenho a diesel, com injeção common-rail e turbo de geometria variável. A versão Emotion costumava incluir elementos de conforto como ar condicionado de duas zonas, controlo de cruzeiro e um sistema de áudio de qualidade. A segurança não foi negligenciada, com um chassi robusto e múltiplos airbags, oferecendo a tranquilidade necessária para um veículo com a sua vocação familiar.

Concorrência

O Fiat Croma movia-se num terreno complexo, competindo em várias frentes. Por um lado, enfrentava as grandes peruas do segmento D como o Ford Mondeo Sportbreak, o Opel Vectra Caravan ou o Peugeot 407 SW. Por outro, a sua generosa altura e espaço interior aproximavam-no de minivans compactas como o Ford C-MAX ou o Renault Scénic. A sua proposta era tão única que não tinha um rival direto, mas muitos concorrentes que superava em certos aspetos, como a habitabilidade ou o conforto de condução.

Conclusão

O Fiat Croma é um carro para conhecedores, uma escolha racional envolta numa aura de originalidade italiana. É a compra inteligente para quem valoriza o espaço, o conforto em longas viagens e um motor robusto e fiável acima de tudo. Talvez não o apaixone à primeira vista, mas a sua imensa praticidade e o seu caráter de viajante incansável acabam por conquistar o coração. Um carro familiar honesto, espaçoso e profundamente confortável.