Especificaciones y análisis del Fiat Croma
Potência
200CV
Torque
400Nm
Consumo
8l/100
Emissões
212g/km
0-100 km/h
8.5s
Vel. Máx.
216km/h
Peso
1725kg
Preço
28,180€
Resumo técnico
Gasóleo
Automático 6v
FWD
5 / 5 portas
500 L
62 L
147 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Fiat Croma 2.4 Multijet 20v 200cv Emotion Aut. (2006-2008)
Descrição geral
O Fiat Croma de 2007 representa uma tentativa corajosa da marca italiana de redefinir o carro familiar. Com este modelo, a Fiat não procurava simplesmente uma berlina ou uma minivan, mas sim uma fusão de ambos os mundos, um 'Comfort Wagon' que prometia um espaço interior excecional e um conforto de condução superior, especialmente nesta potente versão 2.4 Multijet de 200 cavalos.
Experiência de condução
Ao volante, o coração deste Croma bate com força. O motor diesel de cinco cilindros e 200 cv empurra com uma força soberba desde as baixas rotações, entregando os seus 400 Nm de binário de forma linear e poderosa. A caixa de velocidades automática de seis velocidades gere esta energia com suavidade, transformando cada viagem numa experiência relaxada e agradável. Não é um desportivo, o seu peso nota-se, mas a sua estabilidade em autoestrada é imperial, convidando a devorar quilómetros sem sentir o mínimo sinal de fadiga.
Design e estética
Desenhado pelo mestre Giugiaro, o Croma possui uma silhueta inconfundível que prioriza a funcionalidade sobre a estética convencional. A sua altura elevada e a sua generosa distância entre eixos traduzem-se num habitáculo incrivelmente espaçoso e luminoso, uma verdadeira sala de estar rolante. A remodelação de 2007 deu-lhe uma frente mais afilada e elegante, inspirada na do Bravo, que suavizou a sua aparência e lhe adicionou um toque de dinamismo que lhe assentava francamente bem.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Croma estava bem equipado. O motor Multijet era uma referência em tecnologia diesel, com injeção direta common-rail e turbo de geometria variável. A segurança era coberta com os sistemas essenciais e o seu chassis, com suspensão traseira multi-link, procurava um equilíbrio entre conforto e estabilidade. Embora a sua tecnologia de infoentretenimento nos pareça simples hoje, na altura oferecia o necessário para tornar a vida a bordo mais confortável.
Concorrência
O Fiat Croma competia num terreno complicado, a meio caminho entre as grandes carrinhas familiares como o Ford Mondeo Sportbreak ou o Opel Vectra Caravan, e as minivans compactas. O seu conceito único tornava-o difícil de classificar, enfrentando rivais que ofereciam ou mais dinamismo ou um espaço ainda mais modular, mas poucos combinavam o seu nível de conforto de condução e a potência deste motor diesel.
Conclusão
O Fiat Croma 2.4 Multijet é um carro incompreendido, uma joia escondida para quem valoriza o espaço, o conforto e um motor cheio de caráter. Foi uma aposta arriscada que não teve sucesso nas vendas, mas que deixou para a posteridade um veículo sumamente prático, ideal para famílias que procuram um grande viajante com uma alma diferente. É um carro que se desfruta por dentro, um refúgio de tranquilidade e potência na estrada.




