Especificaciones y análisis del Fiat Punto Evo
Potência
90CV
Torque
200Nm
Consumo
4.4l/100
Emissões
115g/km
0-100 km/h
11.9s
Vel. Máx.
175km/h
Peso
1220kg
Preço
13,200€
Resumo técnico
Gasóleo
Automático 6v
FWD
5 / 5 portas
275 L
45 L
66 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Fiat Punto Evo 5p Dynamic 1.3 16v Multijet 90 CV Dualogic (2010)
Descrição geral
O Fiat Punto Evo de 2010 não é apenas uma atualização, é o amadurecimento de um ícone. Partindo da aclamada base do Grande Punto, a Fiat injetou uma dose de emoção e tecnologia para criar um carro que pulsa com um coração italiano. É um veículo pensado para conquistar a cidade com estilo, oferecendo uma alternativa passional e carismática no competitivo segmento dos utilitários.
Experiência de condução
Ao volante, o motor 1.3 Multijet de 90 cv parece enérgico e cheio de vida, especialmente no trânsito urbano. O seu binário de 200 Nm a baixas rotações impulsiona-o com agilidade, enquanto a caixa de velocidades Dualogic, embora com um caráter peculiar, oferece a conveniência de um automático sem sacrificar a eficiência. Não é um desportivo, mas a sua aceleração é competente e o seu baixo consumo arranca-lhe um sorriso a cada visita à bomba de gasolina. Sente-se um carro ágil, fácil de manobrar e com uma suspensão que equilibra o conforto com um toque de firmeza para sentir a estrada.
Design e estética
O design do Punto Evo é pura emoção italiana. A atualização de 2010 caiu-lhe maravilhosamente bem, com uma frente mais expressiva e farolins traseiros que lhe davam um toque moderno e distinto. Por dentro, o salto de qualidade foi notável. O painel de instrumentos foi completamente redesenhado, com materiais mais agradáveis ao toque e uma sensação geral de maior requinte. É um habitáculo que o acolhe, um espaço onde o design funcional se encontra com a beleza das formas.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Punto Evo estava bem servido. O sistema Blue&Me, desenvolvido em conjunto com a Microsoft, era uma janela para a conectividade, permitindo gerir chamadas e música por voz de uma forma que hoje nos parece padrão, mas que na altura era vanguardista. A caixa de velocidades pilotada Dualogic representava uma solução inteligente para automatizar a condução na cidade, e a direção assistida elétrica com modo 'City' tornava o estacionamento uma brincadeira de crianças. Era tecnologia pensada para tornar a vida mais fácil e agradável.
Concorrência
Num mercado cheio de titãs como o Volkswagen Polo, o Ford Fiesta ou o Renault Clio, o Fiat Punto Evo jogava a carta da diferenciação. Enquanto os seus rivais alemães apostavam na sobriedade e os franceses no conforto, o Punto Evo era a opção para quem procurava design, caráter e uma alma latina. Era o carro que não só o levava do ponto A ao B, mas que o fazia sentir algo especial durante o trajeto.
Conclusão
O Fiat Punto Evo 1.3 Multijet é mais do que um simples utilitário a diesel. É uma declaração de intenções, um carro que combina a praticidade necessária para o dia a dia com um design que apaixona e um espírito vivaz. A sua eficiência é admirável e o seu equipamento, correto. Talvez não seja o mais perfeito da sua classe, mas o seu encanto e personalidade tornam-no uma opção memorável e profundamente satisfatória para quem valoriza o estilo e a emoção ao conduzir.




