Especificaciones y análisis del Fiat Stilo
Potência
133CV
Torque
162Nm
Consumo
8l/100
Emissões
-g/km
0-100 km/h
9.9s
Vel. Máx.
202km/h
Peso
1315kg
Preço
18,000€
Resumo técnico
Gasolina
Manual 5v
FWD
5 / 3 portas
305 L
58 L
98 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Fiat Stilo 3p 1.8 Dynamic · 133 CV (2001-2003)
Descrição geral
O Fiat Stilo irrompeu no mercado como uma ousada declaração de intenções da marca italiana. Com a missão de enfrentar os consolidados reis do segmento compacto, o Stilo não era apenas um carro, era uma promessa de design, tecnologia e caráter latino. A sua chegada gerou uma enorme expectativa, representando um salto qualitativo para a Fiat e uma lufada de ar fresco nas estradas.
Experiência de condução
Assumir o volante do Stilo 1.8 de 133 cv é redescobrir uma condução pura e analógica. O motor atmosférico pede para ser levado a altas rotações, entregando a sua potência com um som inebriante e uma resposta linear que te conecta diretamente à mecânica. Com uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e uma caixa de velocidades manual de 5 velocidades, cada viagem torna-se uma experiência gratificante. O seu chassis, bem equilibrado, oferece uma nobreza surpreendente em curva, transmitindo confiança e uma agilidade que te arranca um sorriso.
Design e estética
O design do Stilo de 3 portas é pura emoção italiana. As suas linhas musculosas, a frente afiada e, acima de tudo, aquela traseira tão pessoal com os farolins elevados, distinguem-no immediately dos seus sóbrios rivais. É um carro que não passa despercebido, que fala de desportividade e juventude. Por dentro, o espaço é generoso para a sua categoria e a posição de condução envolve-te, embora a qualidade de alguns plásticos revele a passagem do tempo. Ainda assim, a sua audácia estética continua a ser o seu maior cartão de visita.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Stilo foi uma vitrine tecnológica. Equipava soluções inovadoras como a direção assistida elétrica, que a tornava incrivelmente suave para manobrar na cidade. A admissão variável do motor 1.8 era uma amostra do seu refinamento mecânico, procurando otimizar o desempenho em qualquer regime. Foi um dos compactos que ajudou a democratizar elementos de segurança e conforto que até então eram reservados a segmentos superiores, oferecendo um equipamento muito completo para o seu preço.
Concorrência
A batalha no segmento C no início dos anos 2000 foi lendária. O Fiat Stilo enfrentou titãs como o Volkswagen Golf IV, o Ford Focus de primeira geração, o Opel Astra G e o Peugeot 307. Enquanto o Golf apostava na sobriedade e na qualidade percebida, e o Focus num chassis revolucionário, o Stilo jogou a carta do design passional, um equipamento generoso e uma relação preço-produto muito atrativa para tentar roubar corações.
Conclusão
O Fiat Stilo é um carro com alma. Talvez não tenha alcançado o sucesso de vendas dos seus rivais, mas deixou uma marca indelével pela sua coragem e pelo seu caráter. É um youngtimer perfeito para quem procura mais do que um simples meio de transporte: um carro com personalidade, um design que continua a virar cabeças e sensações de condução que já não se encontram. Um pedaço da história automóvel italiana que merece ser recordado e desfrutado.




