Fiat Stilo 3p 1.9 JTD Dynamic 115 CV (2001-2003)

2002
Gasóleo
FWD
Manual 5v
Fiat Stilo - Vista 1
Fiat Stilo - Vista 2
Fiat Stilo - Vista 3
Fiat Stilo - Vista 4

Especificaciones y análisis del Fiat Stilo

Potência

116CV

Torque

255Nm

Consumo

5.3l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

10.3s

Vel. Máx.

192km/h

Peso

1340kg

Preço

18,000

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 5v

Tração

FWD

Lugares

5 / 3 portas

Porta-malas

305 L

Tanque

58 L

Potência

85 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima116 CV / 85 kW
Torque máximo255 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 5v

Capacidades

Tanque58 L
Porta-malas305 L

Análise detalhada do Fiat Stilo 3p 1.9 JTD Dynamic 115 CV (2001-2003)

Descrição geral

O Fiat Stilo irrompeu no mercado como uma audaciosa declaração de intenções. Com ele, a Fiat não só procurava um sucessor para o Bravo e Brava, mas também aspirava a conquistar o coração do segmento compacto, competindo de igual para igual com as referências alemãs. Era um carro que prometia solidez, tecnologia e um salto qualitativo que se sentia em cada detalhe, uma tentativa corajosa de redefinir a imagem da marca.

Experiência de condução

Ao volante, o motor 1.9 JTD de 115 cv é o protagonista absoluto. O seu impulso em baixas e médias rotações é potente e viciante, graças a um binário generoso que te cola ao assento com uma facilidade surpreendente para a época. Não é um desportivo, o seu chassis procura mais o conforto e a estabilidade em estrada do que a agilidade em curvas, mas transmite uma sensação de aprumo e segurança que convida a devorar quilómetros. A direção elétrica, com o seu modo 'City', era uma carícia na cidade.

Design e estética

A versão de 3 portas do Stilo é pura emoção visual. A sua silhueta, mais baixa e afilada que a do seu irmão de 5 portas, evoca um coupé com um caráter inegável. As linhas limpas e as superfícies lisas davam-lhe um aspeto moderno e robusto, quase germânico, mas com um toque de estilo italiano inconfundível, especialmente na sua traseira característica com os faróis elevados. Era um design que virava cabeças e que envelheceu com uma dignidade notável.

Tecnologia e características

Para a sua época, o Stilo foi uma vitrine tecnológica. Foi um dos primeiros compactos a oferecer elementos como o controlo de cruzeiro, o climatizador bizona ou um avançado sistema de infoentretenimento com ecrã a cores opcional. Detalhes como os sensores de chuva e luz ou a direção assistida com dureza variável demonstravam a ambição da Fiat em oferecer um carro de vanguarda, cheio de comodidades que tornavam cada viagem mais prazerosa e simples.

Concorrência

O Stilo enfrentou uma concorrência feroz no segmento mais disputado da Europa. Os seus principais adversários eram titãs como o Volkswagen Golf IV, o Ford Focus de primeira geração, o SEAT León I e os franceses Peugeot 307 e Renault Mégane II. Contra eles, o Stilo jogava as cartas de um maior espaço interior, um equipamento generoso e uma relação preço-produto muito atrativa.

Conclusão

O Fiat Stilo foi um sonho ambicioso que, apesar das suas muitas virtudes, não alcançou o sucesso esperado. Oferecia um conforto, espaço e tecnologia acima da média, envolvidos num design com personalidade. No entanto, a sua carreira foi prejudicada por uma fama de problemas elétricos que minou a confiança do público. Hoje, recordamo-lo como um carro com um potencial enorme, um italiano com alma alemã que merecia melhor sorte.