Especificaciones y análisis del Fiat Stilo
Potência
103CV
Torque
145Nm
Consumo
7.5l/100
Emissões
-g/km
0-100 km/h
10.9s
Vel. Máx.
183km/h
Peso
1325kg
Preço
14,700€
Resumo técnico
Gasolina
Manual 5v
FWD
5 / 5 portas
335 L
58 L
76 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Fiat Stilo 5p 1.6 Actual · 103 CV (2001-2003)
Descrição geral
O Fiat Stilo representou um salto audacioso e ambicioso para a marca italiana no início dos anos 2000. Com ele, a Fiat não só procurava substituir a dupla Bravo/Brava, mas também enfrentar diretamente os gigantes do segmento compacto. O Stilo de 5 portas, como o que estamos a analisar, era a personificação da praticidade e da tecnologia, um carro projetado para conquistar corações e mentes com uma abordagem mais racional e madura.
Experiência de condução
Ao volante do Stilo 1.6 de 103 cavalos, as sensações são de uma nobreza e suficiência tranquilizadoras. Não é um desportivo, mas o seu motor atmosférico entrega a potência de forma linear e agradável, permitindo mover-se com desenvoltura no dia a dia e enfrentar viagens sem complexos. A suspensão filtra bem as irregularidades, priorizando o conforto de condução sobre a agilidade extrema, o que o torna um companheiro de viagem excecional. A direção assistida elétrica, com o seu modo 'City', é uma bênção na cidade, transformando as manobras numa brincadeira de crianças.
Design e estética
O design do Stilo de 5 portas é um exercício de sobriedade e funcionalidade. As suas linhas, mais altas e arredondadas do que as do seu irmão de 3 portas, procuram maximizar o espaço interior e a luminosidade. É percebido como um carro sólido, quase germânico na sua conceção, mas com aquele toque inconfundível de estilo italiano. Por dentro, surpreendia na sua época por uma qualidade de materiais e um ajuste superiores ao que a Fiat nos tinha habituado, com um painel de instrumentos de design limpo e uma posição de condução elevada que proporciona grande visibilidade.
Tecnologia e características
Foi aqui que o Stilo realmente brilhou e se destacou da concorrência. Foi um pioneiro na democratização de tecnologias até então reservadas a segmentos superiores. Embora esta versão 'Actual' fosse mais básica, a plataforma Stilo podia equipar elementos como o controlo de cruzeiro, um sistema de infoentretenimento avançado com ecrã a cores ou climatização bizona. A direção com modo 'City' foi uma pequena revolução que demonstrou a abordagem inovadora da Fiat para tornar a vida a bordo mais fácil e agradável.
Concorrência
A batalha no segmento C era acirrada. O Fiat Stilo enfrentou lendas consolidadas como o Volkswagen Golf, o Ford Focus com o seu aclamado chassis, o robusto Opel Astra e os campeões de vendas franceses, o Peugeot 307 e o Renault Mégane. Contra eles, o Stilo jogou as cartas do espaço interior, um equipamento tecnológico superior e uma relação preço-produto muito atrativa, tentando seduzir aqueles que procuravam algo mais do que a opção padrão.
Conclusão
O Fiat Stilo 1.6 foi muito mais do que um simples compacto. Foi uma declaração de intenções, um carro corajoso que ofereceu tecnologia e conforto a um preço razoável. Talvez não tenha alcançado o sucesso comercial dos seus rivais mais diretos, mas deixou uma marca de inovação e conforto. Hoje, é recordado como um carro espaçoso, confortável para viajar e com um coração mecânico fiável, uma escolha inteligente para quem valoriza a praticidade e o equipamento acima do puro dinamismo.




