Especificaciones y análisis del Fiat Stilo
Potência
116CV
Torque
255Nm
Consumo
5.4l/100
Emissões
-g/km
0-100 km/h
10.7s
Vel. Máx.
190km/h
Peso
1395kg
Preço
16,400€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 5v
FWD
5 / 5 portas
335 L
58 L
85 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Fiat Stilo 5p 1.9 JTD Actual 115 CV (2003)
Descrição geral
O Fiat Stilo 1.9 JTD irrompeu no mercado como uma audaciosa declaração de intenções da marca italiana. Procurava enfrentar os reis estabelecidos do segmento compacto, como o Golf, com um carro que fundia um design com personalidade, um interior espaçoso e um coração a diesel que batia com força e eficiência. Era a aposta da Fiat na razão e na emoção num único pacote.
Experiência de condução
Ao volante, o protagonista absoluto é o seu motor 1.9 JTD de 116 cavalos. Não é um desportivo, mas a entrega de binário desde baixas rotações proporciona uma sensação de impulso forte e agradável, tornando as ultrapassagens e recuperações uma mera formalidade. Sente-se como um carro robusto e equilibrado, um companheiro fiel para longas viagens em autoestrada, onde o seu baixo consumo e conforto brilham. A direção elétrica, embora algo artificial, facilita enormemente as manobras na cidade.
Design e estética
A versão de cinco portas do Stilo apostava na funcionalidade e no espaço sem renunciar a um toque de estilo italiano. As suas linhas, mais sóbrias que as do de 3 portas, desenhavam uma silhueta alta e espaçosa, prometendo grande habitabilidade. Por dentro, representou um salto qualitativo para a Fiat, com um painel de design limpo e materiais corretos que transmitiam uma sensação de solidez. O espaço para os passageiros e uma bagageira de 335 litros tornavam-no um carro prático para o dia a dia de uma família.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Stilo estava bem servido. O motor JTD com injeção common-rail era uma referência em desempenho e refinamento. Além disso, incorporava soluções como a direção assistida elétrica com função 'City', que a tornava incrivelmente suave para estacionar. Dependendo do nível de equipamento, podia incluir elementos pouco comuns no seu segmento, demonstrando o esforço da Fiat em oferecer um carro tecnologicamente avançado a um preço competitivo.
Concorrência
O Stilo enfrentou uma concorrência feroz no coração do mercado europeu. Lutava diretamente contra gigantes como o Volkswagen Golf IV, o Ford Focus de primeira geração, o Opel Astra G e os recém-chegados Renault Mégane II e Peugeot 307. Contra eles, o Stilo oferecia como argumentos um motor a diesel excecional, um espaço interior generoso e um preço geralmente mais atrativo.
Conclusão
O Fiat Stilo 1.9 JTD é recordado como um carro honesto e polivalente que oferecia muito pelo seu custo. Era um compacto espaçoso, confortável e com um motor brilhante que o tornava ideal tanto para a cidade como para devorar quilómetros na estrada. Embora não tenha conseguido destronar os seus rivais alemães, deixou a sua marca como uma alternativa inteligente e com caráter, um carro que demonstrou que a funcionalidade não tinha de estar em conflito com a alma italiana.




