Fiat Stilo 5p 1.9 Multijet 150cv Dynamic (2005-2006)

2002
Gasóleo
FWD
Manual 6v
Fiat Stilo - Vista 1
Fiat Stilo - Vista 2
Fiat Stilo - Vista 3
Fiat Stilo - Vista 4

Especificaciones y análisis del Fiat Stilo

Potência

150CV

Torque

305Nm

Consumo

5.8l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

8.9s

Vel. Máx.

207km/h

Peso

1415kg

Preço

17,330

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

335 L

Tanque

58 L

Potência

110 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima150 CV / 110 kW
Torque máximo305 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque58 L
Porta-malas335 L

Análise detalhada do Fiat Stilo 5p 1.9 Multijet 150cv Dynamic (2005-2006)

Descrição geral

O Fiat Stilo chegou ao mercado como uma audaciosa declaração de intenções, um compacto com o qual a marca italiana pretendia competir de igual para igual com as referências alemãs. Na sua versão de 5 portas com o motor 1.9 Multijet de 150 cavalos, o Stilo transformava-se num lobo em pele de cordeiro, um carro familiar prático que escondia um coração cheio de caráter e potência, pronto para despertar emoções.

Experiência de condução

Assumir o volante deste Stilo é sentir o impulso forte e generoso do seu motor Multijet. Os 305 Nm de torque manifestam-se desde rotações muito baixas, proporcionando uma aceleração vigorosa que o cola ao assento e recuperações fulminantes que tornam as ultrapassagens uma mera formalidade. O seu chassis oferece um bom compromisso entre o conforto para o dia a dia e uma estabilidade que inspira confiança na estrada, embora sem a agilidade de outros rivais. A direção elétrica, com o seu modo 'City', é uma delícia na cidade, mas pode parecer algo artificial quando se procura uma ligação mais pura com o asfalto.

Design e estética

O design do Stilo de 5 portas apostou na sobriedade e na funcionalidade, com linhas limpas e um ar de robustez que procurava atrair um público mais vasto. A sua silhueta, quase de monovolume compacto, priorizava o espaço interior, oferecendo uma habitabilidade e uma sensação de amplitude surpreendentes para a sua época. O interior, embora com plásticos que nem sempre estavam à altura das suas ambições, era um lugar lógico e confortável, com uma posição de condução elevada que dominava a estrada e um porta-malas muito capaz.

Tecnologia e características

Para a sua época, o Stilo era um carro tecnologicamente avançado. O motor Multijet era uma joia da engenharia diesel, potente e relativamente frugal. Mas para além do motor, oferecia elementos inovadores como a direção assistida com dureza variável, controlo de cruzeiro e a possibilidade de equipar um espetacular teto panorâmico 'Sky Window'. Foi um veículo que tentou democratizar equipamentos de segmentos superiores, embora a sua complexa eletrónica se tenha tornado, com o tempo, o seu calcanhar de Aquiles.

Concorrência

Lutava no segmento mais competitivo da Europa, enfrentando titãs como o Volkswagen Golf, o Ford Focus, o Opel Astra ou o Peugeot 307. Face à qualidade percebida do Golf ou ao chassis sublime do Focus, o Stilo jogava as cartas de um motor excecional, um espaço interior acima da média e uma relação preço/equipamento muito atrativa. Era a alternativa passional e pragmática para quem procurava algo mais do que a lógica alemã ou a versatilidade francesa.

Conclusão

O Fiat Stilo 1.9 Multijet de 150 CV é um carro de luzes e sombras, mas com uma personalidade inesquecível. Representa a fusão de um coração desportivo e enérgico dentro de um corpo prático e familiar. Foi um incompreendido no seu tempo, um carro que oferecia desempenho de GTI com a polivalência de um compacto para todos os usos. Apesar das suas conhecidas falhas elétricas, a pura força e o caráter do seu motor fazem dele uma opção que, ainda hoje, é capaz de arrancar um sorriso a quem o conduz.