Especificaciones y análisis del Ford C-MAX
Potência
116CV
Torque
280Nm
Consumo
5.4l/100
Emissões
143g/km
0-100 km/h
11.2s
Vel. Máx.
188km/h
Peso
1491kg
Preço
19,310€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 5v
FWD
5 / 5 portas
550 L
55 L
85 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Ford Focus C-Max Ghia 1.8 TDCi 115cv (2006-2007)
Descrição geral
O Ford C-MAX de 2006 entrou no segmento dos monovolumes compactos não apenas como uma solução familiar, mas como uma declaração de intenções. Baseado na aclamada plataforma do Focus, prometia combinar a versatilidade que toda família anseia com o prazer de condução que muitas vezes é sacrificado neste tipo de veículo. Era o carro para o pai ou a mãe que não queria renunciar a sentir a estrada.
Experiência de condução
Ao volante, o motor 1.8 TDCi de 115 cavalos parece cheio de vida. Não é um desportivo, mas o seu generoso binário de 280 Nm empurra com uma força que inspira confiança em ultrapassagens e subidas. O que realmente apaixona é o seu chassis. Sente-se a herança do Focus em cada curva, com uma agilidade e precisão difíceis de encontrar nos seus concorrentes. A suspensão consegue um equilíbrio mágico entre filtrar as irregularidades e manter a carroçaria firme, transmitindo uma sensação de controlo e segurança que te faz esquecer que estás a conduzir um veículo familiar.
Design e estética
O seu design exterior é uma mistura inteligente de funcionalidade e dinamismo. Foge das formas quadradas de outros monovolumes para oferecer uma silhueta mais afilada e atlética. Mas é no seu interior que o C-MAX te conquista. O espaço é generoso e a modularidade dos seus bancos traseiros cria um ambiente de versatilidade infinita. O acabamento Ghia adiciona um toque de calor e distinção, com materiais que, para a época, pareciam de qualidade e um posto de condução que te acolhe e te faz sentir no comando de algo especial.
Tecnologia e características
Para a sua época, o C-MAX estava bem equipado. O coração do carro, o seu motor diesel de injeção direta common rail e turbo de geometria variável, era uma peça de engenharia moderna que procurava eficiência e resposta. A direção assistida hidráulica, embora hoje soe arcaica, oferecia um tato puro e uma ligação direta com o asfalto. O acabamento Ghia costumava incorporar elementos de conforto como o climatizador automático ou o controlo de velocidade, tecnologias que tornavam as longas viagens em família uma experiência muito mais agradável.
Concorrência
Num mercado muito competitivo, o Ford C-MAX enfrentava gigantes como o Renault Scénic, o rei indiscutível da categoria, o prático Citroën Xsara Picasso ou o sóbrio e eficaz Volkswagen Touran. Contra eles, o C-MAX jogava uma carta única e vencedora: o seu comportamento dinâmico. Oferecia uma experiência de condução superior, mais próxima da de um sedan ágil do que da de um monovolume, o que o tornou a escolha predileta de quem procurava algo mais do que espaço.
Conclusão
O Ford C-MAX 1.8 TDCi não é apenas um carro, é um companheiro de vida que entende que as necessidades familiares não têm de estar em conflito com a paixão pela condução. É a compra inteligente que também ouve o coração. Um veículo que te leva de viagem com toda a família e a sua bagagem, mas que também é capaz de te desenhar um sorriso numa estrada de montanha solitária. Um equilíbrio brilhante que o torna um clássico moderno e uma opção tremendamente cativante.




