Ford Fiesta Ambiente 1.8 TDdi 5p · 75 CV (1999-2000)

1999
Gasóleo
FWD
Manual 5v
Ford Fiesta - Vista 1
Ford Fiesta - Vista 2
Ford Fiesta - Vista 3
Ford Fiesta - Vista 4

Especificaciones y análisis del Ford Fiesta

Potência

75CV

Torque

140Nm

Consumo

5.3l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

14.3s

Vel. Máx.

168km/h

Peso

1116kg

Preço

10,920

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 5v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

250 L

Tanque

40 L

Potência

55 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima75 CV / 55 kW
Torque máximo140 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 5v

Capacidades

Tanque40 L
Porta-malas250 L

Análise detalhada do Ford Fiesta Ambiente 1.8 TDdi 5p · 75 CV (1999-2000)

Descrição geral

O Ford Fiesta de 1999 não é apenas um carro; é a memória de uma era, o companheiro fiel de milhares de aventuras diárias. Representa a essência da mobilidade acessível e descomplicada, um veículo que prometia levar-te ao teu destino com uma honestidade mecânica da qual hoje sentimos falta.

Experiência de condução

Conduzir este Fiesta é uma viagem ao passado. O ronronar característico do seu motor 1.8 TDdi de 75 cavalos envolve-te, um som que fala de trabalho e eficiência. Não procures uma aceleração fulminante, mas sim a entrega constante de um binário que te tira de apuros na cidade e te permite planar na autoestrada com uma surpreendente facilidade. O seu chassi ágil conecta-te ao asfalto, lembrando-te que conduzir pode ser um ato puro e simples.

Design e estética

O seu design, fruto da filosofia 'New Edge' da Ford, foi uma lufada de ar fresco. Abandonou as formas puramente arredondadas do seu predecessor para adotar linhas mais tensas e angulares, especialmente nos faróis e luzes traseiras. Era um carro com um olhar desperto e um perfil compacto e urbano que, apesar dos anos, conserva um encanto juvenil e funcional.

Tecnologia e características

A tecnologia deste Fiesta residia no seu coração: o motor diesel de injeção direta. Numa era anterior aos ecrãs táteis e aos assistentes de condução, a inovação era um motor robusto, fiável e, acima de tudo, incrivelmente económico. A sua simplicidade é a sua maior virtude; um carro onde a mecânica era a protagonista, sem filtros eletrónicos que diluíssem a experiência.

Concorrência

Nas ruas do final dos anos 90, o Fiesta travava uma batalha renhida com gigantes do seu segmento. O Peugeot 206 seduzia com o seu design felino, o Renault Clio oferecia um conforto superior, e o Opel Corsa e o Volkswagen Polo erguiam-se como duros concorrentes alemães. O Fiesta sempre se destacou pelo seu excelente comportamento dinâmico e pela sua fiabilidade.

Conclusão

O Ford Fiesta 1.8 TDdi é mais do que chapa e motor; é um símbolo de durabilidade e pragmatismo. Um carro que não pretendia ser mais do que era: uma ferramenta excecional para o dia a dia, mais um membro da família. O seu legado é o de ter motorizado uma geração com uma fórmula simples mas eficaz: fiabilidade, baixo consumo e um prazer de condução honesto.