Especificaciones y análisis del Ford Fiesta
Potência
105CV
Torque
150Nm
Consumo
5.9l/100
Emissões
138g/km
0-100 km/h
10.5s
Vel. Máx.
184km/h
Peso
1098kg
Preço
13,950€
Resumo técnico
Gasolina
Automático 6v
FWD
5 / 5 portas
290 L
42 L
77 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Ford Fiesta 5p Trend 1.6 Ti-VCT 105 CV PowerShift (2013)
Descrição geral
O Ford Fiesta de 2013 não é apenas um carro, é uma declaração de intenções. Num mundo que começava a ficar obcecado com o downsizing, este Fiesta apostou na fiabilidade de um motor 1.6 atmosférico e combinou-o com a modernidade de uma caixa automática PowerShift de dupla embraiagem. É o companheiro perfeito para quem procura agilidade urbana e sensações puras ao volante, um utilitário com a alma de um carro maior.
Experiência de condução
Assumir o volante deste Fiesta é redescobrir o prazer de conduzir. Os seus 105 cavalos sentem-se vivos e enérgicos, graças a um motor que pede para subir de rotação e a uma caixa PowerShift que oferece mudanças rápidas e precisas. A direção é direta e comunicativa, e o chassis, uma obra-prima da Ford, convida-o a encadear curvas com uma confiança e agilidade que lhe arrancam um sorriso. Não é o mais rápido, mas é um dos mais divertidos e gratificantes da sua classe.
Design e estética
O seu design, marcado pela icónica grelha frontal que lembrava a Aston Martin, conferiu-lhe uma presença imponente e sofisticada. É um carro que, ainda hoje, vira cabeças. Por dentro, o painel de instrumentos envolve-o com uma consola central que, embora possa parecer avassaladora no início, cria uma atmosfera de cockpit, um posto de comando a partir do qual se controla cada aspeto da condução. Os materiais são corretos e o ajuste é sólido, transmitindo uma sensação de durabilidade.
Tecnologia e características
Na sua época, este Fiesta oferecia uma tecnologia focada na experiência de condução. A joia da coroa era a transmissão PowerShift de seis velocidades, uma avançada caixa de dupla embraiagem que prometia a eficiência de uma manual com a conveniência de uma automática. O sistema de direção assistida elétrica e um chassis afinado com precisão eram a base tecnológica que garantia o seu aclamado comportamento dinâmico. O equipamento de conforto, embora não de ponta, cumpria o essencial para tornar cada viagem agradável.
Concorrência
Em 2013, a batalha no segmento B era feroz. O Ford Fiesta enfrentava gigantes como o Volkswagen Polo, que se orgulhava da qualidade de construção; o SEAT Ibiza, com o seu toque de design espanhol e desportividade; e o Renault Clio, que apostava numa revolução estilística. Contra eles, o Fiesta defendia o seu trono com um argumento imbatível: uma dinâmica de condução superior e uma sensação ao volante que apaixonava.
Conclusão
O Ford Fiesta 1.6 Ti-VCT PowerShift é um carro para sentir. É a escolha ideal para quem procura mais do que um simples meio de transporte. Oferece uma experiência de condução emocionante, um design que envelheceu com dignidade e a praticidade de um cinco portas. Embora a sua tecnologia interior não seja a mais atual e a sua caixa de velocidades exija atenção, o coração deste carro, o seu chassis e o seu motor, continuam a bater com força, lembrando-nos porque é que o Fiesta sempre foi uma referência.




