Ford Focus 5p 1.6 TDCi 109 CV Sport (2004-2005)

2005
Gasóleo
FWD
Manual 5v
Ford Focus - Vista 1
Ford Focus - Vista 2
Ford Focus - Vista 3
Ford Focus - Vista 4

Especificaciones y análisis del Ford Focus

Potência

109CV

Torque

240Nm

Consumo

4.8l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

10.9s

Vel. Máx.

188km/h

Peso

1352kg

Preço

17,765

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 5v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

385 L

Tanque

55 L

Potência

80 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima109 CV / 80 kW
Torque máximo240 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 5v

Capacidades

Tanque55 L
Porta-malas385 L

Análise detalhada do Ford Focus 5p 1.6 TDCi 109 CV Sport (2004-2005)

Descrição geral

A segunda geração do Ford Focus chegou para consolidar o sucesso do seu antecessor, e esta versão 1.6 TDCi de 109 cv com acabamento Sport era a personificação do equilíbrio perfeito. Representava a promessa de um carro para tudo: económico no dia a dia graças ao seu motor a diesel, mas com a alma e o chassis que sempre fizeram de um Focus algo mais do que um simples meio de transporte. Era o compacto que te fazia sorrir em cada curva sem castigar a tua carteira na bomba de gasolina.

Experiência de condução

Pôr-se ao volante deste Focus é redescobrir o prazer de conduzir. O seu chassis, com uma aclamada suspensão traseira multilink (Control Blade), transmite uma confiança absoluta. Sente-se ágil, preciso e bem plantado no asfalto, convidando-te a encadear curvas com uma fluidez surpreendente. O motor 1.6 TDCi, com os seus 109 cv e 240 Nm de binário, empurra com decisão desde baixas rotações, oferecendo uma resposta mais do que suficiente para o dia a dia e para viajar com desenvoltura. Não é um desportivo puro, mas a ligação que estabelece com o condutor é genuína e viciante.

Design e estética

O seu design foi uma evolução madura e atlética do 'New Edge' original. As linhas suavizaram-se, mas sem perder o caráter. A carroçaria de 5 portas exibia uma silhueta robusta e bem proporcionada, com uma largura generosa que lhe conferia uma grande presença. Elementos como os faróis afilados e os farolins traseiros elevados tornaram-se a sua imagem de marca. O acabamento Sport adicionava aquele toque picante com jantes de 16 polegadas e detalhes específicos que realçavam a sua natureza dinâmica, criando um conjunto visualmente atraente e intemporal.

Tecnologia e características

Na sua época, a tecnologia deste Focus estava centrada na eficiência e na segurança. O coração do carro, o seu motor a diesel com injeção direta common-rail e turbo de geometria variável, era uma peça de engenharia moderna que alcançava consumos muito baixos para o seu desempenho. Embora hoje o seu equipamento nos pareça básico, contava com o essencial para uma viagem segura e confortável, como ABS e, em muitos casos, controlo de estabilidade. Era tecnologia ao serviço da condução, sem distrações supérfluas.

Concorrência

Em 2005, a batalha no segmento dos compactos era renhida. O Focus media-se frente a frente com titãs como o Volkswagen Golf, o SEAT León, o Renault Mégane, o Peugeot 307 e o Opel Astra. Enquanto alguns rivais apostavam num maior conforto ou num design mais vanguardista, o Ford Focus sempre jogou a carta da dinâmica de condução. Era, e para muitos continua a ser, a referência em comportamento dinâmico, o carro que escolhias se gostavas mesmo de conduzir.

Conclusão

O Ford Focus 1.6 TDCi 109 cv Sport é muito mais do que um carro usado; é um pedaço da história do automobilismo popular bem feito. Um veículo que demonstrou que a praticidade e a economia não têm de estar em conflito com as emoções. O seu chassis brilhante e um motor voluntarioso tornam-no uma opção inteligente e passional mesmo nos dias de hoje. É a recordação de que, por vezes, a fórmula mais simples, executada com mestria, é a que deixa uma marca indelével.