Especificaciones y análisis del Ford Focus
Potência
136CV
Torque
320Nm
Consumo
5.9l/100
Emissões
156g/km
0-100 km/h
10.3s
Vel. Máx.
205km/h
Peso
1548kg
Preço
28,535€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 6v
FWD
4 / 2 portas
534 L
- L
100 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Ford Focus Coupé-Cabriolet 2.0 TDCi 136 CV Titanium (2006-2008)
Descrição geral
O Ford Focus Coupé-Cabriolet não é apenas um carro, é uma declaração de intenções. Nascido numa época em que a liberdade de conduzir a céu aberto se fundia com a praticidade diária, este modelo oferecia a emocionante dualidade de um coupé elegante e um descapotável apaixonante, tudo num só veículo. Era a resposta da Ford para quem sonhava com o vento no rosto sem renunciar à segurança e ao conforto de um tejadilho rígido.
Experiência de condução
Ao volante, o coração deste Focus bate forte graças ao seu motor 2.0 TDCi de 136 CV. O generoso binário de 320 Nm sente-se desde as baixas rotações, empurrando com uma solidez que inspira confiança em cada ultrapassagem. A caixa manual de seis velocidades conecta-o diretamente à mecânica, tornando cada mudança de velocidade uma experiência gratificante. Mas a verdadeira magia acontece ao toque de um botão: em segundos, o tejadilho recolhe-se e o mundo abre-se diante de si. A sensação de liberdade é imensa, acompanhada pelo excelente chassis do Focus que desenha as curvas com uma precisão e aprumo que o fazem sorrir.
Design e estética
Fruto da colaboração com o lendário construtor de carroçarias Pininfarina, o design do Focus Coupé-Cabriolet é um exercício de elegância e equilíbrio. Consegue a difícil tarefa de ser atraente tanto com o tejadilho colocado, mostrando uma linha de coupé fluida e desportiva, como descapotado, onde revela uma silhueta harmoniosa e sofisticada. O interior, herdado do Focus convencional, é funcional e ergonómico, um espaço familiar e bem resolvido que o acolhe com conforto enquanto a paisagem desfila à sua volta.
Tecnologia e características
A peça central da sua tecnologia é, sem dúvida, o seu tejadilho rígido retrátil de duas peças, uma obra de engenharia que transforma o carro em menos de 30 segundos. Para além deste espetáculo mecânico, o motor diesel com injeção common rail e turbo de geometria variável representava uma solução moderna e eficiente para a época. Embora o seu equipamento de infoentretenimento nos possa parecer simples hoje em dia, tinha o essencial para tornar cada viagem agradável, focando-se na experiência de condução acima de tudo.
Concorrência
No competitivo segmento dos descapotáveis compactos de tejadilho rígido, o Focus CC enfrentou rivais de peso. O Peugeot 307 CC e o Renault Mégane Coupé-Cabriolet jogavam a carta do design e conforto francês, enquanto o Volkswagen Eos ostentava uma maior complexidade no seu tejadilho e uma qualidade de acabamentos superior. No entanto, o Ford defendia-se com um argumento imbatível: uma dinâmica de condução superior que o tornava a escolha preferida para quem procurava não só passear, mas também sentir a estrada.
Conclusão
O Ford Focus Coupé-Cabriolet 2.0 TDCi é muito mais do que um carro prático com um capricho. É um companheiro versátil que lhe dá a emoção de um descapotável e a sensatez de um coupé. É um veículo para o dia a dia que guarda um segredo: a promessa de uma escapadela a céu aberto a qualquer momento. Uma compra que se faz tanto com a cabeça, pelo seu motor diesel eficiente e bom porta-malas, como com o coração, pelo simples e puro prazer de conduzir sentindo o sol e o ar.




