Ford Focus Sportbreak ST 2.0 EcoBoost 250 CV (2012)

2011
Gasolina
FWD
Manual 6v
Ford Focus - Vista 1
Ford Focus - Vista 2
Ford Focus - Vista 3
Ford Focus - Vista 4

Especificaciones y análisis del Ford Focus

Potência

250CV

Torque

340Nm

Consumo

7.2l/100

Emissões

169g/km

0-100 km/h

6.6s

Vel. Máx.

248km/h

Peso

1386kg

Preço

30,200

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

490 L

Tanque

55 L

Potência

184 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima250 CV / 184 kW
Torque máximo340 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque55 L
Porta-malas490 L

Análise detalhada do Ford Focus Sportbreak ST 2.0 EcoBoost 250 CV (2012)

Descrição geral

A Ford Focus ST Sportbreak de 2012 é a resposta a uma pergunta que poucos se atreviam a fazer: pode uma carrinha ser um desportivo de pura raça? A Ford provou que sim, criando um veículo que funde a praticidade de uma carroçaria familiar com a alma rebelde e o coração de 250 cavalos de um autêntico ST. É um carro para quem precisa de espaço, mas se recusa a abdicar da emoção de conduzir, um lobo em pele de cordeiro que esconde sob o capô uma torrente de adrenalina pronta a ser libertada.

Experiência de condução

Pôr-se ao volante desta Focus ST é uma experiência visceral. O motor 2.0 EcoBoost empurra com uma força que nos cola ao banco, entregando o seu binário máximo desde rotações muito baixas e acompanhado por um som inebriante que nos incita a explorar os limites. A caixa manual de seis velocidades é uma delícia, com um tato preciso e mecânico que nos liga diretamente à máquina. O seu chassis é extraordinariamente ágil e comunicativo; sentimos como o carro se inscreve nas curvas com uma precisão e uma vontade que desafiam o seu tamanho, transformando cada viagem numa oportunidade para desfrutar da condução no seu estado mais puro.

Design e estética

Visualmente, a Focus ST Sportbreak alcança um equilíbrio perfeito entre agressividade e discrição. Mantém a silhueta funcional e espaçosa do modelo familiar, mas apimenta-a com detalhes que denunciam a sua natureza desportiva: uma grelha frontal mais imponente, para-choques específicos, jantes de 18 polegadas e, acima de tudo, aquela icónica saída de escape central que é uma verdadeira declaração de intenções. Por dentro, os bancos Recaro abraçam-nos e preparam-nos para a ação, enquanto os indicadores adicionais no painel de instrumentos nos lembram constantemente que não estamos numa Focus qualquer. É um design que emociona sem sacrificar a versatilidade.

Tecnologia e características

A joia da coroa tecnológica deste carro é, sem dúvida, o seu motor 2.0 EcoBoost. Com injeção direta e turbo, representava uma engenharia avançada para a sua época, capaz de oferecer um desempenho explosivo com um consumo relativamente contido. A direção com assistência elétrica e o chassis afinado pela Ford Performance são também cruciais no seu comportamento dinâmico. Embora o seu sistema de infoentretenimento não possa competir com os ecrãs atuais, oferecia a conectividade essencial da altura, permitindo que o foco principal permanecesse onde deve estar num carro assim: na estrada e nas sensações que transmite.

Concorrência

Na sua época, encontrar um rival direto para esta combinação de carroçaria familiar, caixa manual e caráter desportivo não era tarefa fácil. A Skoda Octavia RS Combi surgia como a sua concorrente mais clara, oferecendo um conceito semelhante com a sobriedade do grupo Volkswagen. Talvez alguma Renault Mégane Sport Tourer na sua versão mais potente pudesse aproximar-se, mas a Focus ST sempre se destacou por ter um chassis mais brincalhão e uma personalidade mais descarada e focada no puro prazer de conduzir, tornando-a única na sua espécie.

Conclusão

A Ford Focus ST Sportbreak é muito mais do que um carro rápido e prático; é um manifesto sobre rodas. É um veículo para o condutor entusiasta que teve de fazer concessões na vida, mas não na garagem. Oferece a emoção de um hot-hatch, a ligação de uma caixa manual e o espaço para levar a família e a sua bagagem. Num mundo que avança para a eletrificação e a automatização, este carro representa uma era dourada, um tesouro para quem valoriza a engenharia mecânica e uma experiência de condução autêntica e sem filtros. É, simplesmente, um futuro clássico.