Especificaciones y análisis del Ford Focus
Potência
250CV
Torque
340Nm
Consumo
7.2l/100
Emissões
169g/km
0-100 km/h
6.6s
Vel. Máx.
248km/h
Peso
1386kg
Preço
32,700€
Resumo técnico
Gasolina
Manual 6v
FWD
5 / 5 portas
490 L
55 L
184 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Ford Focus Sportbreak ST Plus 2.0 EcoBoost 250 CV (2012)
Descrição geral
A Ford Focus Sportbreak ST de 2012 é a resposta a uma pergunta que muitos pais com gasolina nas veias se fizeram: é possível combinar a praticidade de um carro familiar com a alma e o desempenho de um desportivo? A Ford não só acreditou que era possível, como o executou de forma magistral, criando um veículo que esconde sob a sua carroçaria familiar um coração EcoBoost de 250 cavalos desejoso de desencadear uma tempestade no asfalto.
Experiência de condução
Pôr-se ao volante é uma experiência transformadora. No dia a dia, é um carro dócil e manejável, mas basta uma insinuação no pedal direito para que os seus 250 cv e 340 Nm de binário o colem ao assento. O motor 2.0 EcoBoost empurra com uma força viciante, acompanhado por um som rouco e emocionante que emana do seu escape central. A caixa de velocidades manual de seis velocidades é precisa e conecta-o diretamente à mecânica, enquanto o chassis, uma obra de arte da Ford, digere a potência com uma eficácia surpreendente para um tração dianteira, oferecendo uma agilidade e uma passagem em curva que o fazem esquecer que está a conduzir uma carrinha.
Design e estética
O seu design é uma declaração de intenções. A silhueta da Sportbreak confere-lhe grande versatilidade e uma bagageira de 490 litros, mas os detalhes ST vestem-na para a guerra. A grelha dianteira agressiva, os para-choques específicos, o aileron traseiro e, acima de tudo, a icónica saída de escape central trapezoidal, não deixam dúvidas sobre a sua linhagem. No interior, os bancos Recaro abraçam-no com firmeza, o volante desportivo pede para ser agarrado com força e os relógios adicionais no painel de instrumentos são um piscar de olho à competição que o lembra constantemente que não está num Focus qualquer.
Tecnologia e características
Embora a tecnologia de infoentretenimento possa parecer de outra era, a verdadeira magia tecnológica desta Focus ST reside na sua mecânica. O motor 2.0 EcoBoost com injeção direta e turbo foi uma peça de engenharia avançada para a sua época, capaz de oferecer um desempenho explosivo com um consumo relativamente contido. O chassis beneficia de uma sofisticada suspensão traseira independente 'control blade' e de uma direção assistida elétrica calibrada para transmitir sensações, demonstrando que a tecnologia ao serviço da condução era a principal prioridade da Ford.
Concorrência
Na sua época, encontrar um rival direto que oferecesse este cocktail de carroçaria familiar, potência e sensações a um preço semelhante era uma tarefa complicada. Enquanto o Volkswagen Golf GTI era o rei dos 'hot hatches', a sua versão carrinha nem sempre estava à altura em potência. O Skoda Octavia RS Combi aproximava-se no conceito, mas o Focus ST sempre teve um ponto extra de rebeldia e caráter no seu comportamento dinâmico, tornando-o uma opção quase única para quem procurava a máxima desportividade sem sacrificar o espaço.
Conclusão
A Ford Focus Sportbreak ST é muito mais do que um carro rápido; é um carro com alma, um cúmplice para as escapadelas de fim de semana e um aliado prático para a rotina diária. Representa a simbiose perfeita entre a razão e a emoção, um veículo capaz de levar a família e a bagagem com total conforto para, um instante depois, desenhar um sorriso indelével no seu rosto numa estrada sinuosa. É um futuro clássico, um testemunho de uma era em que a paixão pela condução podia ser encontrada nos formatos mais inesperados.




