Especificaciones y análisis del Ford Kuga
Potência
200CV
Torque
320Nm
Consumo
10.3l/100
Emissões
244g/km
0-100 km/h
8.8s
Vel. Máx.
205km/h
Peso
1653kg
Preço
27,100€
Resumo técnico
Gasolina
Automático 5v
AWD
5 / 5 portas
410 L
66 L
147 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Ford Kuga Titanium S 2.5 Turbo 200 CV Durashift 4WD (2011-2012)
Descrição geral
O Ford Kuga de primeira geração foi uma lufada de ar fresco no nascente segmento dos SUVs compactos, mas esta versão Titanium S com o motor 2.5 Turbo é algo completamente diferente. É a personificação de um espírito rebelde, um carro que ousou combinar a versatilidade de um SUV com o coração e a alma de um desportivo, criando uma experiência única e viciante.
Experiência de condução
Sentar-se ao volante é redescobrir o prazer de conduzir. O motor de cinco cilindros, herança da Volvo e alma do Focus ST, é o protagonista absoluto. Soa glorioso, com um rugido grave que se transforma num uivo viciante ao subir de rotações. Os 200 cavalos e o generoso binário empurram com uma força surpreendente desde baixas rotações, tornando cada aceleração uma pequena dose de adrenalina. A tração integral 4WD proporciona uma segurança e uma estabilidade imperturbáveis, permitindo desfrutar do seu caráter dinâmico em qualquer circunstância.
Design e estética
O 'Kinetic Design' da Ford atingiu uma das suas melhores expressões neste Kuga. As suas linhas são musculosas, atléticas e fluidas, transmitindo movimento mesmo parado. O acabamento Titanium S acentua a sua desportividade com detalhes específicos que lhe assentam maravilhosamente. Por dentro, encontramos um habitáculo típico da Ford da época: ergonómico, funcional e com uma excelente posição de condução, embora os plásticos e acabamentos, sem serem maus, não atinjam o requinte de alguns dos seus rivais premium.
Tecnologia e características
Na sua época, o Kuga estava bem equipado para o seu segmento. Contava com elementos como o climatizador de duas zonas, o sistema de arranque sem chave ou um sistema de infoentretenimento com conectividade básica. No entanto, visto com os olhos de hoje, a sua dotação tecnológica é modesta. Carece dos ecrãs táteis gigantes e dos assistentes de condução avançados que são comuns agora, oferecendo uma experiência mais analógica e puramente focada na condução.
Concorrência
Na sua época, este Kuga 2.5T media-se com os SUVs mais performantes do segmento generalista, como o Volkswagen Tiguan com os seus potentes motores TSI. Também enfrentava versões de entrada de modelos premium como o BMW X1 ou o Audi Q3, oferecendo um nível de potência e um caráter mecânico que poucos conseguiam igualar pelo seu preço. Era uma alternativa passional a opções mais racionais.
Conclusão
O Ford Kuga 2.5 Turbo é um carro para o coração. É uma daquelas joias escondidas, um SUV para quem valoriza as sensações acima de tudo. A sua combinação de um motor carismático e potente, um chassis eficaz e uma estética atraente tornam-no uma opção única. A sua grande desvantagem é o consumo elevado de combustível, próprio da sua mecânica. Não é uma compra lógica, é uma compra emocional para desfrutar de cada quilómetro e do som inconfundível dos seus cinco cilindros.




