Especificaciones y análisis del Ford Kuga
Potência
150CV
Torque
370Nm
Consumo
5.4l/100
Emissões
140g/km
0-100 km/h
10.9s
Vel. Máx.
190km/h
Peso
1716kg
Preço
31,600€
Resumo técnico
Gasóleo
Automático 6v
AWD
5 / 5 portas
456 L
60 L
110 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Ford Kuga Titanium 2.0 TDCi 150 CV PowerShift 4x4 (2014-2016)
Descrição geral
O Ford Kuga de segunda geração, na sua versão Titanium, apresenta-se como um SUV que tem quase tudo. É a resposta da Ford para as famílias que procuram um veículo polivalente, seguro e bem equipado, capaz de enfrentar tanto a selva urbana como as escapadelas de fim de semana com total desenvoltura. Este modelo com motor diesel de 150 CV, caixa automática PowerShift e tração integral 4x4 é o equilíbrio perfeito entre eficiência, conforto e capacidade para sair do asfalto.
Experiência de condução
Ao volante, o Kuga transmite uma sensação inconfundível de robustez e estabilidade. O motor 2.0 TDCi de 150 CV empurra com decisão e de forma linear desde baixas rotações, graças ao seu generoso binário de 370 Nm. Não é um desportivo, mas a sua resposta é mais do que suficiente para mover com agilidade os seus mais de 1700 kg. A caixa de dupla embraiagem PowerShift funciona com suavidade e rapidez, tornando a condução relaxada e prazerosa. A tração 4x4 proporciona um extra de segurança que se sente, colando o carro ao asfalto nas curvas e oferecendo total confiança quando o clima ou o terreno se complicam. É um carro que convida a devorar quilómetros sem fadiga.
Design e estética
O design do Kuga de 2013 marcou um antes e um depois, abandonando as formas quadradas do seu antecessor por uma silhueta mais atlética e global, em linha com a linguagem 'Kinetic Design' da Ford. As suas linhas afiadas e a sua grelha proeminente conferem-lhe uma presença imponente e moderna que envelheceu com dignidade. Por dentro, o acabamento Titanium eleva a perceção de qualidade com bons materiais e ajustes. O espaço é generoso tanto para os passageiros como na bagageira de 456 litros, embora o design do painel de instrumentos, com a sua profusão de botões, possa parecer um pouco avassalador no início, uma característica dos Ford daquela época.
Tecnologia e características
A nível tecnológico, este Kuga Titanium estava na vanguarda do seu segmento no momento do seu lançamento. Incorporava o sistema de infoentretenimento Ford SYNC, que permitia controlar funções por voz, e um ecrã central que, embora pequeno para os padrões atuais, era o centro nevrálgico do veículo. Elementos como o acesso e arranque sem chave, a porta da bagageira de abertura automática 'mãos-livres' ou os assistentes de segurança ativa como o sistema de travagem de emergência em cidade faziam parte do seu arsenal. A combinação da caixa PowerShift e da tração integral inteligente são, por si só, uma demonstração tecnológica focada na eficiência e na segurança.
Concorrência
Num mercado tão competitivo como o dos SUV compactos, o Ford Kuga enfrentava rivais de grande calibre. O Nissan Qashqai, rei indiscutível da categoria, era o seu principal alvo. Outros concorrentes de peso eram o Volkswagen Tiguan, que sempre foi uma referência em qualidade e comportamento, o Mazda CX-5 com o seu design atraente e eficiência, e a dupla coreana formada pelo Hyundai Tucson e o Kia Sportage, que ofereciam uma excelente relação qualidade-preço e garantias extensas.
Conclusão
O Ford Kuga 2.0 TDCi PowerShift 4x4 é uma das opções mais completas e equilibradas da sua geração. É um carro que cumpre com distinção em todos os aspetos: é confortável para viajar, seguro graças à sua tração integral, suficientemente espaçoso para uma família e o seu motor diesel oferece um bom compromisso entre desempenho e consumo. Talvez não seja o mais emocionante de conduzir nem o mais moderno no seu interior visto com os olhos de hoje, mas o seu conjunto é tão sólido e coerente que se torna uma compra inteligente e satisfatória para quem procura um SUV versátil e fiável sem complicações.




