Especificaciones y análisis del Honda Civic
Potência
140CV
Torque
174Nm
Consumo
6.6l/100
Emissões
156g/km
0-100 km/h
8.9s
Vel. Máx.
205km/h
Peso
1196kg
Preço
21,000€
Resumo técnico
Gasolina
Manual 6v
FWD
5 / 3 portas
485 L
50 L
103 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Honda Civic Type S 1.8 · 140 CV (2007-2008)
Descrição geral
O Honda Civic Type S de 2007 não era apenas um carro, era uma declaração de intenções vinda do futuro. Numa era de designs conservadores, a Honda atreveu-se a lançar um compacto com uma estética de nave espacial que prometia emoções fortes e uma ligação única com o condutor, posicionando-se como o antecessor desportivo e acessível do lendário Type R.
Experiência de condução
Assumir o volante é redescobrir o prazer de conduzir. O motor 1.8 VTEC de 140 cavalos é uma joia que pede para ser levada a altas rotações, onde o seu som e impulso se tornam viciantes. A caixa de velocidades manual de seis velocidades tem um toque mecânico e preciso que o torna participante na condução. O seu chassis, mais firme que o do modelo de cinco portas, inspira confiança e agilidade em cada curva, alcançando um equilíbrio maravilhoso entre a desportividade para desfrutar de uma estrada de montanha e o conforto para o dia a dia.
Design e estética
O seu design é, ainda hoje, a sua característica mais definidora e emocional. A carroçaria de três portas afina uma silhueta em cunha que parece cortar o vento. Detalhes como os puxadores das portas ocultos, a dupla saída de escape triangular integrada no para-choques e o controverso vidro traseiro dividido conferem-lhe uma personalidade avassaladora. O interior é igualmente espetacular, com um posto de condução futurista e um painel de instrumentos digital de dois níveis que o envolve como o cockpit de um caça.
Tecnologia e características
A tecnologia do Civic Type S estava focada na experiência de condução. A sua maior proeza era o motor i-VTEC, um sistema de comando de válvulas variável que oferecia uma resposta brilhante e consumos contidos. O painel de instrumentos digital 'Dual Link' foi uma inovação que separava informações vitais, como a velocidade, num plano superior para não desviar os olhos da estrada. Embora careça dos ecrãs multimédia atuais, o seu foco na ergonomia e na informação para o condutor era vanguardista.
Concorrência
No competitivo segmento dos compactos com aspirações desportivas, o Civic Type S mediu forças com pesos-pesados europeus. Carros como o Volkswagen Golf GT, o SEAT León FR, o Opel Astra GTC ou o Alfa Romeo 147 eram os seus principais adversários. No entanto, nenhum conseguiu combinar de forma tão audaciosa um design inovador, uma fiabilidade mecânica lendária e o caráter único de um motor atmosférico japonês.
Conclusão
O Honda Civic Type S é um carro que se compra com o coração. É uma ode a uma forma de entender o automóvel que priorizava as sensações e o design arrojado. Representa uma oportunidade única de ter um futuro clássico, um veículo fiável, prático e, acima de tudo, capaz de arrancar um sorriso em cada viagem. É um carro que não envelhece, mas que se torna uma lenda.




