Honda Civic Type S 1.8 · 140 CV (2007-2008)

2007
Gasolina
FWD
Manual 6v
Honda Civic - Vista 1
Honda Civic - Vista 2
Honda Civic - Vista 3
Honda Civic - Vista 4

Especificaciones y análisis del Honda Civic

Potência

140CV

Torque

174Nm

Consumo

6.6l/100

Emissões

156g/km

0-100 km/h

8.9s

Vel. Máx.

205km/h

Peso

1196kg

Preço

21,000

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 3 portas

Porta-malas

485 L

Tanque

50 L

Potência

103 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima140 CV / 103 kW
Torque máximo174 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque50 L
Porta-malas485 L

Análise detalhada do Honda Civic Type S 1.8 · 140 CV (2007-2008)

Descrição geral

O Honda Civic Type S de 2007 não era apenas um carro, era uma declaração de intenções vinda do futuro. Numa era de designs conservadores, a Honda atreveu-se a lançar um compacto com uma estética de nave espacial que prometia emoções fortes e uma ligação única com o condutor, posicionando-se como o antecessor desportivo e acessível do lendário Type R.

Experiência de condução

Assumir o volante é redescobrir o prazer de conduzir. O motor 1.8 VTEC de 140 cavalos é uma joia que pede para ser levada a altas rotações, onde o seu som e impulso se tornam viciantes. A caixa de velocidades manual de seis velocidades tem um toque mecânico e preciso que o torna participante na condução. O seu chassis, mais firme que o do modelo de cinco portas, inspira confiança e agilidade em cada curva, alcançando um equilíbrio maravilhoso entre a desportividade para desfrutar de uma estrada de montanha e o conforto para o dia a dia.

Design e estética

O seu design é, ainda hoje, a sua característica mais definidora e emocional. A carroçaria de três portas afina uma silhueta em cunha que parece cortar o vento. Detalhes como os puxadores das portas ocultos, a dupla saída de escape triangular integrada no para-choques e o controverso vidro traseiro dividido conferem-lhe uma personalidade avassaladora. O interior é igualmente espetacular, com um posto de condução futurista e um painel de instrumentos digital de dois níveis que o envolve como o cockpit de um caça.

Tecnologia e características

A tecnologia do Civic Type S estava focada na experiência de condução. A sua maior proeza era o motor i-VTEC, um sistema de comando de válvulas variável que oferecia uma resposta brilhante e consumos contidos. O painel de instrumentos digital 'Dual Link' foi uma inovação que separava informações vitais, como a velocidade, num plano superior para não desviar os olhos da estrada. Embora careça dos ecrãs multimédia atuais, o seu foco na ergonomia e na informação para o condutor era vanguardista.

Concorrência

No competitivo segmento dos compactos com aspirações desportivas, o Civic Type S mediu forças com pesos-pesados europeus. Carros como o Volkswagen Golf GT, o SEAT León FR, o Opel Astra GTC ou o Alfa Romeo 147 eram os seus principais adversários. No entanto, nenhum conseguiu combinar de forma tão audaciosa um design inovador, uma fiabilidade mecânica lendária e o caráter único de um motor atmosférico japonês.

Conclusão

O Honda Civic Type S é um carro que se compra com o coração. É uma ode a uma forma de entender o automóvel que priorizava as sensações e o design arrojado. Representa uma oportunidade única de ter um futuro clássico, um veículo fiável, prático e, acima de tudo, capaz de arrancar um sorriso em cada viagem. É um carro que não envelhece, mas que se torna uma lenda.