Honda Civic Type R GT · 320 CV (2020-2021)

2020
Gasolina
FWD
Manual 6v
Honda Civic - Vista 1
Honda Civic - Vista 2
Honda Civic - Vista 3
Honda Civic - Vista 4

Especificaciones y análisis del Honda Civic

Potência

320CV

Torque

400Nm

Consumo

8.5l/100

Emissões

193g/km

0-100 km/h

5.8s

Vel. Máx.

270km/h

Peso

1405kg

Preço

46,250

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

4 / 5 portas

Porta-malas

420 L

Tanque

46 L

Potência

235 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima320 CV / 235 kW
Torque máximo400 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque46 L
Porta-malas420 L

Análise detalhada do Honda Civic Type R GT · 320 CV (2020-2021)

Descrição geral

O Honda Civic Type R GT não é apenas um carro, é uma declaração de intenções, a materialização da paixão pela condução na sua forma mais pura. Com 320 cavalos de potência emanando do seu motor VTEC Turbo e um chassis aperfeiçoado em Nürburgring, este compacto de 5 portas ergue-se como um dos últimos bastiões da emoção analógica ao volante, uma máquina de circuito homologada para a estrada que lhe tira o fôlego.

Experiência de condução

Assumir o volante do Type R é uma experiência visceral. O impulso do motor é brutal e viciante, acompanhado pela sensação precisa e mecânica da sua caixa manual de 6 velocidades. Cada curva torna-se uma oportunidade para sentir a sua incrível aderência e a comunicação direta da sua direção. O som que inunda o habitáculo no modo +R é uma sinfonia mecânica que o liga diretamente ao asfalto, transformando cada viagem num evento inesquecível. É um carro que exige e recompensa na mesma medida.

Design e estética

A sua estética é tão radical quanto o seu desempenho. Não há espaço para subtilezas; cada aleta, cada entrada de ar e, acima de tudo, o seu imponente aileron traseiro, têm uma função aerodinâmica. É um design que polariza, mas que grita 'performance' de todos os ângulos. As jantes de 20 polegadas e a tripla saída de escape central completam um conjunto que parece ter escapado de um circuito, embora a sua carroçaria de cinco portas adicione uma inesperada dose de praticidade.

Tecnologia e características

A verdadeira tecnologia do Type R não está nos ecrãs, mas na sua engenharia. O diferencial autoblocante do tipo helicoidal, a suspensão dianteira de eixo duplo para mitigar o 'torque steer' e os amortecedores adaptativos que mudam o caráter do carro com o simples premir de um botão são o coração da sua eficácia. É tecnologia ao serviço do condutor, concebida não para isolar, mas para intensificar a experiência e levar os limites de uma tração dianteira a um novo nível.

Concorrência

Na arena dos desportivos compactos de tração dianteira, o Civic Type R enfrenta titãs como o Renault Mégane R.S. Trophy ou o Hyundai i30 N Performance. Enquanto os seus rivais procuram um equilíbrio entre desportivismo e uso diário, o Honda inclina-se descaradamente para o desempenho puro, posicionando-se frequentemente como o rei do circuito e a referência em termos de eficácia e sensações de condução extremas.

Conclusão

O Honda Civic Type R GT é muito mais do que um carro rápido; é uma obra de engenharia para puristas, um futuro clássico que celebra a ligação entre homem e máquina. É um veículo exigente, honesto e brutalmente eficaz que sacrifica algum conforto no altar da velocidade. Para quem valoriza a condução acima de tudo, não é uma opção, é o destino. Uma joia que perdurará na memória.