Especificaciones y análisis del Honda Civic
Potência
320CV
Torque
400Nm
Consumo
8.5l/100
Emissões
193g/km
0-100 km/h
5.8s
Vel. Máx.
270km/h
Peso
1405kg
Preço
46,250€
Resumo técnico
Gasolina
Manual 6v
FWD
4 / 5 portas
420 L
46 L
235 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Honda Civic Type R GT · 320 CV (2020-2021)
Descrição geral
O Honda Civic Type R GT não é apenas um carro, é uma declaração de intenções, a materialização da paixão pela condução na sua forma mais pura. Com 320 cavalos de potência emanando do seu motor VTEC Turbo e um chassis aperfeiçoado em Nürburgring, este compacto de 5 portas ergue-se como um dos últimos bastiões da emoção analógica ao volante, uma máquina de circuito homologada para a estrada que lhe tira o fôlego.
Experiência de condução
Assumir o volante do Type R é uma experiência visceral. O impulso do motor é brutal e viciante, acompanhado pela sensação precisa e mecânica da sua caixa manual de 6 velocidades. Cada curva torna-se uma oportunidade para sentir a sua incrível aderência e a comunicação direta da sua direção. O som que inunda o habitáculo no modo +R é uma sinfonia mecânica que o liga diretamente ao asfalto, transformando cada viagem num evento inesquecível. É um carro que exige e recompensa na mesma medida.
Design e estética
A sua estética é tão radical quanto o seu desempenho. Não há espaço para subtilezas; cada aleta, cada entrada de ar e, acima de tudo, o seu imponente aileron traseiro, têm uma função aerodinâmica. É um design que polariza, mas que grita 'performance' de todos os ângulos. As jantes de 20 polegadas e a tripla saída de escape central completam um conjunto que parece ter escapado de um circuito, embora a sua carroçaria de cinco portas adicione uma inesperada dose de praticidade.
Tecnologia e características
A verdadeira tecnologia do Type R não está nos ecrãs, mas na sua engenharia. O diferencial autoblocante do tipo helicoidal, a suspensão dianteira de eixo duplo para mitigar o 'torque steer' e os amortecedores adaptativos que mudam o caráter do carro com o simples premir de um botão são o coração da sua eficácia. É tecnologia ao serviço do condutor, concebida não para isolar, mas para intensificar a experiência e levar os limites de uma tração dianteira a um novo nível.
Concorrência
Na arena dos desportivos compactos de tração dianteira, o Civic Type R enfrenta titãs como o Renault Mégane R.S. Trophy ou o Hyundai i30 N Performance. Enquanto os seus rivais procuram um equilíbrio entre desportivismo e uso diário, o Honda inclina-se descaradamente para o desempenho puro, posicionando-se frequentemente como o rei do circuito e a referência em termos de eficácia e sensações de condução extremas.
Conclusão
O Honda Civic Type R GT é muito mais do que um carro rápido; é uma obra de engenharia para puristas, um futuro clássico que celebra a ligação entre homem e máquina. É um veículo exigente, honesto e brutalmente eficaz que sacrifica algum conforto no altar da velocidade. Para quem valoriza a condução acima de tudo, não é uma opção, é o destino. Uma joia que perdurará na memória.




