Honda Insight 1.3 SOHC i-VTEC Elegance CVT · 98 CV (2010-2012)

2009
Híbrido
FWD
Automático Múltiplesv
Honda Insight - Vista 1
Honda Insight - Vista 2
Honda Insight - Vista 3
Honda Insight - Vista 4

Especificaciones y análisis del Honda Insight

Potência

98CV

Torque

78Nm

Consumo

4.4l/100

Emissões

101g/km

0-100 km/h

12.5s

Vel. Máx.

182km/h

Peso

1276kg

Preço

19,900

Resumo técnico

Combustível

Híbrido

Transmissão

Automático Múltiplesv

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

408 L

Tanque

40 L

Potência

10 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima98 CV / 10 kW
Torque máximo78 Nm
Tipo de combustívelHíbrido
TransmissãoAutomático Múltiplesv

Capacidades

Tanque40 L
Porta-malas408 L

Análise detalhada do Honda Insight 1.3 SOHC i-VTEC Elegance CVT · 98 CV (2010-2012)

Descrição geral

O Honda Insight de 2009 não era apenas um carro; era uma declaração de intenções. Num mundo que começava a despertar para a consciência ecológica, a Honda lançou este veículo com uma missão clara: tornar a tecnologia híbrida acessível a todos. A sua chegada foi sentida como uma lufada de ar fresco, uma promessa de futuro envolta numa carroçaria aerodinâmica e arrojada que não deixava ninguém indiferente.

Experiência de condução

Conduzir o Insight é uma experiência de serenidade e eficiência. O sistema híbrido IMA funciona com uma suavidade admirável, assistindo o motor a gasolina de forma quase impercetível. Não procure uma aceleração fulminante, mas sim um avanço progressivo e silencioso, especialmente na cidade. O carro fala constantemente consigo através dos seus indicadores, convidando-o a conduzir de forma mais económica, transformando cada viagem num pequeno jogo para alcançar o consumo mínimo. É uma ligação única entre homem e máquina, orientada para a harmonia com o ambiente.

Design e estética

O seu design é puro futurismo do final dos anos 2000. A silhueta em forma de cunha e a traseira truncada tipo 'Kammback' não são um capricho estético, mas o resultado de horas no túnel de vento para cortar o ar com a máxima eficiência. No interior, é recebido por um posto de condução que parece saído de uma nave espacial, com um painel de instrumentos digital de dois níveis que o envolve e lhe fornece toda a informação num piscar de olhos. É um design corajoso e funcional que envelheceu com uma dignidade admirável.

Tecnologia e características

O coração do Insight é o seu sistema híbrido IMA (Integrated Motor Assist). Ao contrário de outros híbridos da época, aqui o pequeno motor elétrico de 14 CV atua como um fiel escudeiro do motor a gasolina 1.3 i-VTEC, ajudando-o nas acelerações para reduzir o esforço e o consumo. A gestão de energia, juntamente com a transmissão contínua CVT e o inovador sistema Eco Assist que colore o velocímetro de acordo com a sua eficiência, representava uma tecnologia inteligente e simples, focada num objetivo: gastar o mínimo possível.

Concorrência

A sua sombra e grande rival foi, sem dúvida, o Toyota Prius. Enquanto o Prius oferecia uma tecnologia 'full-hybrid' mais complexa e a capacidade de se mover em modo puramente elétrico, o Insight contra-atacava com uma proposta mais simples, mais leve e, crucialmente, mais acessível. Era a batalha entre duas filosofias: a complexidade tecnológica contra a simplicidade inteligente. O Insight posicionou-se como a porta de entrada perfeita para o mundo híbrido para aqueles que procuravam eficiência sem pagar o custo extra da tecnologia mais avançada.

Conclusão

O Honda Insight é mais do que a soma das suas partes. É um carro com alma, um pioneiro que democratizou a mobilidade híbrida com engenho e um design inesquecível. Talvez não tenha sido o híbrido mais avançado, mas a sua honestidade e o seu foco claro na eficiência tornam-no um veículo especial. Conduzi-lo é entender uma visão, a de uma engenharia brilhante posta ao serviço de um propósito maior. É uma escolha inteligente e, ao mesmo tempo, profundamente emocional para quem valoriza a inovação com sentido.