Hyundai i40 Sedán 1.7 CRDi 136 CV BlueDrive Tecno (2012)

2012
Gasóleo
FWD
Manual 6v
Hyundai i40 - Vista 1
Hyundai i40 - Vista 2
Hyundai i40 - Vista 3
Hyundai i40 - Vista 4

Especificaciones y análisis del Hyundai i40

Potência

136CV

Torque

325Nm

Consumo

4.5l/100

Emissões

119g/km

0-100 km/h

10.3s

Vel. Máx.

201km/h

Peso

1563kg

Preço

24,690

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 4 portas

Porta-malas

505 L

Tanque

70 L

Potência

100 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima136 CV / 100 kW
Torque máximo325 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque70 L
Porta-malas505 L

Análise detalhada do Hyundai i40 Sedán 1.7 CRDi 136 CV BlueDrive Tecno (2012)

Descrição geral

O Hyundai i40 de 2012 não foi apenas mais um sedan; foi uma declaração de intenções. Com ele, a Hyundai mostrou ao mundo que podia competir de igual para igual com os gigantes europeus, oferecendo um carro que cativava pelo seu design e convencia pela sua qualidade, quebrando moldes e preconceitos.

Experiência de condução

Ao volante, o motor a diesel de 136 cv parece cheio e disposto, especialmente na faixa média do conta-rotações, graças ao seu generoso torque. Não é um desportivo, mas a sua aceleração é mais do que suficiente para viajar com agilidade e segurança. A suspensão prioriza o conforto de condução, filtrando as irregularidades com uma suavidade que convida a devorar quilómetros, enquanto o seu consumo de 4,5 litros é um alívio para o bolso em longas viagens.

Design e estética

A sua carroçaria é uma ode ao movimento, uma escultura fluida que capta a luz e os olhares. As linhas tensas e orgânicas que percorrem o carro da frente à traseira conferem-lhe uma presença dinâmica e elegante, muito acima do que a Hyundai nos tinha habituado. Por dentro, o espaço é generoso e o design do painel de instrumentos, embora filho do seu tempo, transmite uma sensação de solidez e bom ajuste.

Tecnologia e características

Para a sua época, o acabamento Tecno vinha bem servido. O sistema Stop & Start já apontava para a eficiência, enquanto o seu motor de injeção direta common rail era um sinal de modernidade. Elementos como o climatizador bizona, os sensores de estacionamento ou o controlo de cruzeiro tornavam cada viagem uma experiência mais confortável e relaxada, demonstrando que a tecnologia não estava em conflito com um preço competitivo.

Concorrência

Num segmento tão competitivo, o i40 enfrentou titãs como o Volkswagen Passat, o Ford Mondeo ou o Opel Insignia. A sua estratégia não foi apenas competir no preço, mas também no design, na garantia e no equipamento, conseguindo conquistar um nicho e roubar corações num mercado dominado pela tradição europeia.

Conclusão

O Hyundai i40 Sedan foi um ponto de viragem. Um carro que fazia virar cabeças e que, uma vez lá dentro, não desapontava. Oferecia uma experiência de condução equilibrada, um conforto notável e um design que emocionava. Foi a prova irrefutável de que se podia ter um grande sedan, atraente e fiável, sem necessidade de recorrer às marcas de sempre.