KIA pro_cee'd 1.6 T-GDi 204 CV GT (2013-2015)

2013
Gasolina
FWD
Manual 6v
KIA ceed - Vista 1
KIA ceed - Vista 2
KIA ceed - Vista 3
KIA ceed - Vista 4

Especificaciones y análisis del KIA ceed

Potência

204CV

Torque

265Nm

Consumo

7.4l/100

Emissões

171g/km

0-100 km/h

7.7s

Vel. Máx.

230km/h

Peso

1359kg

Preço

24,302

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 3 portas

Porta-malas

380 L

Tanque

53 L

Potência

150 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima204 CV / 150 kW
Torque máximo265 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque53 L
Porta-malas380 L

Análise detalhada do KIA pro_cee'd 1.6 T-GDi 204 CV GT (2013-2015)

Descrição geral

O KIA pro_cee'd GT de 2013 não é apenas um carro, é uma declaração de intenções. Foi o primeiro passo audacioso da KIA no emocionante mundo dos compactos desportivos, um veículo projetado para despertar paixões com os seus 204 cavalos de potência e um caráter que prometia emoções fortes. Representa um antes e um depois para a marca, demonstrando que podiam competir de igual para igual com os grandes da Europa, não só em qualidade, mas também com o coração.

Experiência de condução

Estar ao volante do pro_cee'd GT é uma experiência visceral. O motor 1.6 T-GDi empurra com força desde baixas rotações, entregando os seus 265 Nm de binário de forma linear e viciante. A caixa manual de seis velocidades é precisa e conecta-o diretamente à mecânica, enquanto o chassis, afinado para a desportividade, oferece uma estabilidade e agilidade surpreendentes. Não é o mais radical, mas o seu equilíbrio entre conforto e eficácia permite-lhe desfrutar de uma estrada sinuosa com um sorriso e, ao mesmo tempo, usá-lo confortavelmente no dia a dia.

Design e estética

O seu design é pura sedução. A carroçaria de três portas tem uma linha de tejadilho que evoca um coupé, e os detalhes específicos da versão GT gritam desportividade. As luzes diurnas de LED tipo 'cubo de gelo' tornaram-se um ícone, enquanto as pinças de travão vermelhas, o escape duplo e as imponentes jantes de 18 polegadas não deixam dúvidas sobre a sua natureza. No interior, os bancos Recaro abraçam-no e o volante desportivo convida-o a conduzir, criando uma atmosfera onde a emoção e a qualidade se encontram.

Tecnologia e características

Para a sua época, o pro_cee'd GT oferecia um equipamento tecnológico muito completo que reforçava a sua excelente relação preço-produto. Destacava-se o seu painel de instrumentos digital com um ecrã TFT que podia mostrar informações de desempenho como a pressão do turbo, um detalhe muito 'racing'. Embora o seu sistema de infoentretenimento não seja comparável aos atuais, cumpria perfeitamente com navegador e conectividade, demonstrando que a desportividade não estava em conflito com o conforto diário.

Concorrência

O KIA pro_cee'd GT irrompeu com coragem num território dominado por lendas como o Volkswagen Golf GTI, o Ford Focus ST ou o Renault Mégane R.S. Não pretendia ser o mais rápido em pista, mas sim oferecer uma alternativa incrivelmente atraente e bem equipada. Posicionou-se como o concorrente inteligente, aquele que lhe dava sensações muito semelhantes por um preço mais contido e com a tranquilidade de uma garantia extensa, desafiando o status quo do segmento.

Conclusão

O KIA pro_cee'd GT é um carro honesto, emocionante e surpreendentemente maduro para ser a primeira tentativa da marca. É a prova de que se pode ter um desportivo divertido, com um design espetacular e perfeitamente utilizável no dia a dia, sem necessidade de um desembolso exorbitante. Deixou uma marca indelével, um carro com alma que apaixona pelo seu equilíbrio e que demonstrou ao mundo que a KIA tinha chegado para jogar nas grandes ligas do coração.