KIA Optima 1.7 CRDi Emotion Eco-Dynamics · 136 CV (2014-2015)

2014
Gasóleo
FWD
Manual 6v
KIA Optima - Vista 1
KIA Optima - Vista 2
KIA Optima - Vista 3
KIA Optima - Vista 4

Especificaciones y análisis del KIA Optima

Potência

136CV

Torque

325Nm

Consumo

4.9l/100

Emissões

128g/km

0-100 km/h

10.3s

Vel. Máx.

202km/h

Peso

1575kg

Preço

30,182

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 4 portas

Porta-malas

505 L

Tanque

70 L

Potência

100 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima136 CV / 100 kW
Torque máximo325 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque70 L
Porta-malas505 L

Análise detalhada do KIA Optima 1.7 CRDi Emotion Eco-Dynamics · 136 CV (2014-2015)

Descrição geral

O KIA Optima de 2014 não foi apenas mais um sedan; foi uma declaração de intenções. Com este modelo, a marca coreana lançou um desafio direto ao coração do segmento D europeu, tradicionalmente dominado pelos alemães. A sua proposta era ousada: um design que apaixona à primeira vista, um motor diesel eficiente e um equipamento generoso, tudo envolto numa carroçaria que exala elegância e caráter.

Experiência de condução

Ao volante, o Optima 1.7 CRDi transmite uma sensação de equilíbrio e serenidade. Os seus 136 cavalos e, acima de tudo, os seus 325 Nm de binário, movem o carro com uma desenvoltura admirável, sem pretensões desportivas, mas com uma resposta sempre presente e voluntariosa. É um devorador de quilómetros nato, um companheiro fiel para longas viagens em que o conforto de condução e o baixo nível de ruído o envolvem. A suspensão filtra as irregularidades com mestria e a caixa manual de 6 velocidades tem um toque preciso. Não procura emocioná-lo em cada curva, mas sim levá-lo ao seu destino com uma calma e segurança que são profundamente apreciadas.

Design e estética

O design é, sem dúvida, um dos seus maiores trunfos. As linhas mestras de Peter Schreyer criaram um sedan com uma silhueta dinâmica, quase de coupé, que envelheceu maravilhosamente. A grelha 'tiger nose', as jantes de 18 polegadas e uma traseira bem resolvida conferem-lhe uma presença imponente na estrada. No interior, o espaço é o protagonista, com um habitáculo espaçoso e um posto de condução orientado para o condutor. Embora alguns plásticos não atinjam o requinte dos seus rivais premium, a sensação geral é de qualidade e solidez, com uma bagageira de 505 litros que resolve qualquer necessidade de carga.

Tecnologia e características

Na sua versão Emotion, o Optima vinha carregado de tecnologia para tornar a vida a bordo mais fácil e agradável. Elementos como o sistema de navegação, o acesso e arranque sem chave ou um sistema de som completo faziam parte do seu equipamento. O pacote Eco-Dynamics, com o seu sistema Stop & Start, demonstrava o compromisso da marca com a eficiência, alcançando um consumo combinado de apenas 4,9 l/100km, um valor excelente para um sedan do seu tamanho e época.

Concorrência

O KIA Optima enfrentou gigantes estabelecidos como o Volkswagen Passat, o Ford Mondeo ou o Opel Insignia. Também competiu com o Peugeot 508 e o seu primo, o Hyundai i40. Contra eles, o Optima jogou as cartas do design apaixonante, uma relação preço-equipamento quase imbatível e a tranquilidade proporcionada pela garantia de 7 anos da marca, argumentos que lhe permitiram conquistar um nicho num mercado muito competitivo.

Conclusão

O KIA Optima de 2014 é muito mais do que uma alternativa lógica; é uma compra inteligente e emocional. É um carro que demonstrou que se podia ter um design espetacular, um grande conforto de condução e uma fiabilidade à prova de bala sem ter de pagar um prémio. Pode não ter o prestígio de outras marcas, mas oferece uma experiência de condução e posse extremamente satisfatória. Um carro equilibrado, espaçoso e atraente que, ainda hoje, continua a ser uma opção fantástica.