KIA Optima GT 2.0 TGDi 180 kW (245 CV) 6AT · 245 CV (2016-2018)

2016
Gasolina
FWD
Automático 6v
KIA Optima - Vista 1
KIA Optima - Vista 2
KIA Optima - Vista 3
KIA Optima - Vista 4

Especificaciones y análisis del KIA Optima

Potência

245CV

Torque

353Nm

Consumo

8.2l/100

Emissões

191g/km

0-100 km/h

7.4s

Vel. Máx.

240km/h

Peso

1655kg

Preço

35,600

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Automático 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 4 portas

Porta-malas

510 L

Tanque

70 L

Potência

180 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima245 CV / 180 kW
Torque máximo353 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoAutomático 6v

Capacidades

Tanque70 L
Porta-malas510 L

Análise detalhada do KIA Optima GT 2.0 TGDi 180 kW (245 CV) 6AT · 245 CV (2016-2018)

Descrição geral

O KIA Optima GT de 2016 é muito mais do que uma berlina familiar; é uma declaração de intenções. Num mercado dominado pelas opções alemãs, a KIA atreveu-se a lançar uma berlina com um coração desportivo de 245 cavalos, provando que a emoção e o desempenho não estão em conflito com um design elegante e um preço sensato. Este carro representa o culminar de uma gama, um lobo em pele de cordeiro que surpreende e apaixona em igual medida.

Experiência de condução

Ao volante, o Optima GT oferece-lhe uma dupla personalidade. O seu motor turbo de 2.0 litros empurra com uma força contundente e linear desde rotações muito baixas, permitindo ultrapassagens fulminantes e uma aceleração que o cola ao assento, atingindo os 100 km/h em apenas 7,4 segundos. A caixa de velocidades automática é suave e confortável para o dia a dia, embora em condução desportiva não tenha a imediação de uma de dupla embraiagem. Apesar do seu tamanho, sente-se estável e seguro em curva graças a uma suspensão bem calibrada, tornando-o num magnífico devorador de quilómetros.

Design e estética

O design do Optima GT é uma combinação magistral de elegância e desportivismo. As suas linhas fluidas e a sua silhueta de berlina clássica são realçadas por detalhes específicos que gritam 'desempenho'. As jantes de 18 polegadas, o para-choques redesenhado, a dupla saída de escape e o subtil emblema GT criam uma presença imponente. No interior, o ambiente é sofisticado, com bancos desportivos que abraçam o corpo e um painel de instrumentos orientado para o condutor que o faz sentir no centro da ação.

Tecnologia e características

Para a sua época, o Optima GT vinha carregado de tecnologia pensada para o conforto e a segurança. O coração do sistema é o seu ecrã tátil central, que gere a navegação e o entretenimento. Embora não conte com as interfaces mais recentes, cumpre a sua função com competência. Sob o capô, a injeção direta e o turbocompressor do motor são uma amostra da engenharia avançada da KIA. Além disso, equipava elementos como a direção com assistência elétrica e uma suspensão adaptativa que ajustava a sua dureza, oferecendo uma experiência moderna.

Concorrência

Este valente coreano enfrentou rivais de grande calibre no segmento das berlinas desportivas generalistas. Mediu-se de igual para igual com modelos como o Ford Mondeo ST-Line, o Volkswagen Passat com motorizações potentes ou o Skoda Superb Sportline. O seu principal argumento contra eles era uma relação equipamento-potência-preço quase imbatível, chegando mesmo a ser uma alternativa racional e exótica às versões de entrada de berlinas premium como o Audi A4 ou o BMW Série 3.

Conclusão

O KIA Optima GT é uma joia escondida, um carro que oferece sensações de desportivo num invólucro prático e elegante. É a escolha perfeita para quem procura um veículo potente, espaçoso e muito bem equipado sem ter de fazer o desembolso exigido pelas marcas premium. Representa o melhor de dois mundos: a fiabilidade e o bom fazer da KIA com um toque de paixão e audácia que o torna num carro inesquecível e tremendamente satisfatório.