Especificaciones y análisis del KIA Optima
Potência
245CV
Torque
353Nm
Consumo
8.2l/100
Emissões
191g/km
0-100 km/h
7.4s
Vel. Máx.
240km/h
Peso
1655kg
Preço
35,600€
Resumo técnico
Gasolina
Automático 6v
FWD
5 / 4 portas
510 L
70 L
180 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do KIA Optima GT 2.0 TGDi 180 kW (245 CV) 6AT · 245 CV (2016-2018)
Descrição geral
O KIA Optima GT de 2016 é muito mais do que uma berlina familiar; é uma declaração de intenções. Num mercado dominado pelas opções alemãs, a KIA atreveu-se a lançar uma berlina com um coração desportivo de 245 cavalos, provando que a emoção e o desempenho não estão em conflito com um design elegante e um preço sensato. Este carro representa o culminar de uma gama, um lobo em pele de cordeiro que surpreende e apaixona em igual medida.
Experiência de condução
Ao volante, o Optima GT oferece-lhe uma dupla personalidade. O seu motor turbo de 2.0 litros empurra com uma força contundente e linear desde rotações muito baixas, permitindo ultrapassagens fulminantes e uma aceleração que o cola ao assento, atingindo os 100 km/h em apenas 7,4 segundos. A caixa de velocidades automática é suave e confortável para o dia a dia, embora em condução desportiva não tenha a imediação de uma de dupla embraiagem. Apesar do seu tamanho, sente-se estável e seguro em curva graças a uma suspensão bem calibrada, tornando-o num magnífico devorador de quilómetros.
Design e estética
O design do Optima GT é uma combinação magistral de elegância e desportivismo. As suas linhas fluidas e a sua silhueta de berlina clássica são realçadas por detalhes específicos que gritam 'desempenho'. As jantes de 18 polegadas, o para-choques redesenhado, a dupla saída de escape e o subtil emblema GT criam uma presença imponente. No interior, o ambiente é sofisticado, com bancos desportivos que abraçam o corpo e um painel de instrumentos orientado para o condutor que o faz sentir no centro da ação.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Optima GT vinha carregado de tecnologia pensada para o conforto e a segurança. O coração do sistema é o seu ecrã tátil central, que gere a navegação e o entretenimento. Embora não conte com as interfaces mais recentes, cumpre a sua função com competência. Sob o capô, a injeção direta e o turbocompressor do motor são uma amostra da engenharia avançada da KIA. Além disso, equipava elementos como a direção com assistência elétrica e uma suspensão adaptativa que ajustava a sua dureza, oferecendo uma experiência moderna.
Concorrência
Este valente coreano enfrentou rivais de grande calibre no segmento das berlinas desportivas generalistas. Mediu-se de igual para igual com modelos como o Ford Mondeo ST-Line, o Volkswagen Passat com motorizações potentes ou o Skoda Superb Sportline. O seu principal argumento contra eles era uma relação equipamento-potência-preço quase imbatível, chegando mesmo a ser uma alternativa racional e exótica às versões de entrada de berlinas premium como o Audi A4 ou o BMW Série 3.
Conclusão
O KIA Optima GT é uma joia escondida, um carro que oferece sensações de desportivo num invólucro prático e elegante. É a escolha perfeita para quem procura um veículo potente, espaçoso e muito bem equipado sem ter de fazer o desembolso exigido pelas marcas premium. Representa o melhor de dois mundos: a fiabilidade e o bom fazer da KIA com um toque de paixão e audácia que o torna num carro inesquecível e tremendamente satisfatório.




