Especificaciones y análisis del KIA Rio
Potência
90CV
Torque
220Nm
Consumo
4.1l/100
Emissões
109g/km
0-100 km/h
14.2s
Vel. Máx.
172km/h
Peso
-kg
Preço
13,790€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 6v
FWD
5 / 3 portas
288 L
43 L
66 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do KIA Rio 3p 1.4 CRDi VGT Drive · 90 CV (2012)
Descrição geral
O KIA Rio de 2012 representou uma verdadeira revolução para a marca coreana. Com esta geração, o Rio deixou para trás a imagem de um carro puramente funcional para se tornar um objeto de desejo, um utilitário que atraía pelo visual e conquistava pelo seu equilíbrio. Esta versão a diesel de 3 portas e 90 cavalos era a encarnação perfeita dessa nova filosofia: um carro atraente, incrivelmente económico e com a promessa de uma fiabilidade à prova de tudo.
Experiência de condução
Estar ao volante do Rio 1.4 CRDi é uma experiência de suavidade e eficiência. Os seus 90 cavalos e, acima de tudo, os seus 220 Nm de binário desde rotações muito baixas, movem-no com uma agilidade surpreendente no trânsito urbano. Não procura recordes de aceleração, mas sim oferecer uma resposta constante e um consumo ridículo. A caixa de seis velocidades é um prazer pela sua precisão e ajuda a circular em autoestrada com um silêncio e uma estabilidade que transmitem grande confiança, sentindo-se como um carro de um segmento superior.
Design e estética
O design foi o seu grande cartão de visita. A carroçaria de três portas acentua uma linha dinâmica e jovem, com uma grelha 'Tiger Nose' que se tornou um selo de identidade e proporções muito bem conseguidas. Por dentro, embora predominem os plásticos duros, a montagem é impecável e a disposição dos comandos é lógica e ergonómica. Sente-se como um carro espaçoso e bem pensado, onde cada centímetro é aproveitado para oferecer conforto aos seus ocupantes e uma bagageira de 288 litros, muito capaz para o dia a dia.
Tecnologia e características
Para a sua época e segmento, o Rio vinha bem servido. O motor a diesel com injeção direta common-rail e turbo era uma peça de engenharia moderna e eficiente, cumprindo a norma Euro 5. Embora não tivesse sistema Stop-Start, o seu baixo consumo compensava. No interior, elementos como a direção assistida elétrica, o computador de bordo e um sistema de áudio competente tornavam a vida a bordo mais simples e agradável, demonstrando que um carro acessível não tinha de renunciar à tecnologia essencial.
Concorrência
Em 2012, a batalha no segmento dos utilitários era acirrada. O KIA Rio enfrentou gigantes consolidados como o SEAT Ibiza, o Ford Fiesta, o Renault Clio ou o Volkswagen Polo. No entanto, conseguiu conquistar o seu espaço com argumentos muito sólidos: um design que apaixonava, um equipamento generoso na versão Drive, um consumo de combustível mínimo e, claro, a inigualável garantia de 7 anos que oferecia uma tranquilidade que nenhum dos seus concorrentes conseguia igualar.
Conclusão
O KIA Rio 1.4 CRDi de 2012 é um daqueles carros completos que marcam um antes e um depois. É a compra inteligente feita com o coração. Oferece uma estética que continua a parecer atual, uma fiabilidade mecânica que permite despreocupação e um custo de utilização baixíssimo. Não é o mais rápido nem o mais desportivo, mas o seu equilíbrio geral é tão bom que se torna um companheiro de viagem ideal, um carro que cumpre com sobras tudo o que promete e deixa um sorriso de satisfação cada vez que se passa pela bomba de gasolina.




